Governo de MS avança na criação de agências de investimento e fomento
Reunião discute os próximos passos para a implantação das agências que irão apoiar o desenvolvimento econômico do Estado


Com o objetivo de impulsionar a economia regional e contribuir para a geração de empregos e renda, o Governo de Mato Grosso do Sul iniciou a fase de implantação das agências de investimento (Invest MS) e fomento no Estado. Neste momento, o processo envolve a definição de estatuto, regramento jurídico e formatação das duas entidades.
O governador Eduardo Riedel se reuniu nesta segunda-feira (2) com os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov), além de outros membros das equipes responsáveis pelos projetos, para discutir o andamento das iniciativas, visando que as agências contribuam para o desenvolvimento do Estado.
O secretário especial da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Luiz Renato Adler Ralho, participou da reunião e explicou como está o processo para implantar a “Invest MS”, que será a agência de investimentos do Estado.
“A Assembleia aprovou a criação da agência em julho. Estamos agora na fase de implantação, cuidando do estatuto, diretrizes e regramento jurídico. O objetivo é atrair novos investimentos ao Estado, apoiando tanto os empresários que estão chegando quanto aqueles que já atuam aqui e pretendem expandir suas operações, inclusive para fora do Brasil”, destacou.
Em Mato Grosso do Sul, a agência atuará dentro das quatro diretrizes do planejamento de um governo inclusivo, próspero, verde e digital. Com sede em Campo Grande, ela terá um Conselho de Administração, composto por sete membros, e uma Diretoria-Executiva, com um diretor-presidente e dois diretores-executivos.
Outro assunto discutido foi a implantação da Agência de Fomento de Mato Grosso do Sul, que funcionará em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), por meio do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O objetivo é facilitar linhas de crédito para pequenos, médios e grandes empresários do Estado.
“Após a oportunidade via Codesul, estamos na fase de estudo para adequação às normativas, para que a agência possa operar os empréstimos no Mato Grosso do Sul, com a participação do BRDE, que é um banco da região sul do Brasil. Estamos trabalhando na sua formatação”, ressaltou o secretário-executivo do Codesul, Jader Julianelli.
Atualmente, a formatação do modelo de negócio está em andamento, com normativas e regras específicas para estas atividades financeiras. “Vamos desenvolver produtos específicos para Mato Grosso do Sul, visando atender empresas de todos os portes e tornar as empresas mais competitivas, criando alternativas para que os empresários continuem investindo e expandindo”, afirmou o assessor especial da Segov, Bruno Batista Gonzaga.
Veja Também
Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença
Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo
Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller
Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada
