Golden Retriever visita Câmara e reforça terapias para autistas
Visita da cadelinha Paçoca chamou atenção de vereadores e servidores e destacou os benefícios da Terapia Assistida por Animais

A manhã desta terça-feira (30) teve um momento especial na Câmara Municipal de Campo Grande. A cadelinha Paçoca, um Golden Retriever de apenas cinco meses, percorreu os corredores da Casa de Leis e conquistou vereadores e servidores. O objetivo da visita foi apresentar o projeto de Terapia Assistida por Cães, voltado a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O convite partiu do presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto (Papy), autor do projeto de lei que incentiva o uso de animais em terapias como forma de apoio às famílias que convivem com o autismo.
Durante a visita, o adestrador Pablo Soares, responsável pelo treinamento de Paçoca, explicou como funciona a preparação desses animais e ressaltou o impacto positivo que eles podem trazer ao desenvolvimento social, emocional e sensorial de crianças e adultos com TEA.
Para o vereador Papy, a iniciativa amplia ferramentas de apoio às famílias campo-grandenses. “Esse é um projeto de lei que elaboramos em parceria com os canis que fazem o adestramento, para termos mais uma ferramenta de assistência às famílias que têm alguém com Transtorno do Espectro Autista. O cão, pela sua natureza, traz inúmeros benefícios para a convivência humana e, com o treinamento adequado, pode auxiliar diretamente no dia a dia dessas pessoas”, afirmou.
Além disso, segundo o parlamentar, a proposta também possibilita que os canis ofereçam formação e ampliem o número de animais preparados para esse trabalho.
Entre afagos e sorrisos, Paçoca mostrou que está pronta para levar qualidade de vida, acolhimento e carinho às pessoas que irão contar com sua presença nas terapias
Veja Também
Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado