Geral

Ginga Cia de Dança une arte e ativismo contra violência de gênero

Espetáculo estreia na próxima segunda-feira, dia 02 de setembro no Glauce Rocha com ingresso gratuito

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Ginga Cia de Dança estreia Rompendo Silêncio nos dias 02 e 04 de setembro, às 20h no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. O novo espetáculo é um passo adiante no percurso que a Companhia iniciou em 2022, colocando os corpos e a dança no enfrentamento à violência contra a mulher.

O primeiro espetáculo dedicado à luta contra violência de gênero, Silêncio Branco apresentou uma coreografia escancarada e bruta, assinada pelo coreógrafo Chico Neller, diretor da Ginga. Agora, o novo trabalho é uma recriação coreográfica e de dramaturgia mais fluida feita por Vanessa Macedo, convidada para essa intervenção.

Segundo Neller, as pesquisas para o primeiro trabalho mexeram imensamente com ele como diretor e com os bailarinos e a complexidade do tema exigiu a existência de um novo espetáculo. “Sinto que é nosso manifesto que une arte ao ativismo. Desta vez convidamos a Vanessa Macedo que trouxe seu brilhantismo profissional, exigindo o máximo do nosso elenco, além claro de, por ser mulher, conseguir tocar o tema com uma visão em primeira pessoa e o trabalho está singular, e é uma obra aberta com muitos questionamentos”, completa Chico Neller.

De acordo com a coreógrafa Vanessa Macedo, o trabalho foi um desafio desde o começo. Porque o trabalho exigia nascer dentro de outro já existente com estrutura coreográfica e pesquisa concluída.

“Este é um tema que faz parte dos meus objetos de estudo, as representações do feminino, a figura da mulher. Isso tudo faz parte do meu trabalho como pesquisadora e como artista há bastante tempo e agora fui provocada a colocar tudo isso em cena, no palco”, diz a coreógrafa.

Para Vanessa “Silêncio Branco” de onde partiu sua criação, o lugar da mulher e do homem está bem estabelecido, os papéis de opressor e oprimido estão claros. Já na recriação da obra, ela buscou oferecer um novo olhar, propondo outro imaginário de mundo, não necessariamente relacionado totalmente ao gênero. “Como é que podemos criar outras ideias que não necessariamente coloquem as pessoas em um só lugar, num só pólo, numa só relação de papéis. Esse é um dos questionamentos que quero deixar”.

Espetáculo gratuito

O espetáculo "Rompendo Silêncios" tem entrada gratuita por ser contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) de Mato Grosso do Sul e conta com apoios culturais fundamentais do Sesc/MS, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) e do Mais Cultura – UFMS, que juntos contribuíram para esta expressão artística de resistência e conscientização.

Durante o processo de preparação, além dos trabalhos diretos com seus bailarinos, a Companhia também realizou contrapartidas para a formação de aperfeiçoamento de técnicas com oficinas abertas para coreógrafos e bailarinos do Estado com grandes profissionais como Irupé Sarmiento e Vanessa Macedo, ambas de São Paulo.
Oportunidades valiosas para aprimorar habilidades e novas possibilidades criativas.

Ingressos

Os ingressos são gratuitos e limitados. É preciso garantir a entrada através da retirar do bilhete pela plataforma Sympla. Para pegar imediatamente o seu, clique no link: bit.ly/rompendosilencios

Datas: 2 a 4 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro Glauce Rocha

Endereço: Campus da UFMS – Campo Grande/MS

Entrada: Gratuita – Plataforma Sympla, através do link: https://www.sympla.com.br/rompendo-silencios---14__2581368

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande