Diário Digital
 
Geral

Geração de energia limpa

|
Redação
AddThis Website Tools

O anúncio da construção da Usina Termelétrica Onça Pintada no município de Três Lagoas (MS), que terá investimentos de R$ 350 milhões e será a primeira usina geradora de energia a partir de biomassa de eucalipto a entrar em operação em Mato Grosso do Sul, vai ao encontro do trabalhado desenvolvido pelo ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa) para oferecer toda a infraestrutura necessárias às indústrias que buscam matrizes energéticas mais limpas e eficientes.

Na avaliação do diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, é um grande orgulho para a instituição ter um instituto credenciado pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) no Estado. “As indústrias de todo o País têm se interessado cada vez mais pelo aproveitamento da biomassa e temos desmitificado esse assunto. Além de realizar parcerias com outros Institutos de Inovação do Senai e com indústrias no desenvolvimento de projetos, envolvendo sustentabilidade, área química e energia renovável com biomassa”, afirmou.

Ele acrescenta que a da UTE Onça Pintada também é uma oportunidade de mostrar às demais indústrias do Estado e do País o potencial do ISI Biomassa quanto ao desenvolvimento de projetos ligados geração de energia, mas também na área química. “O Senai orgulha-se desse Instituto aqui no Estado e precisamos cada vez tornar as empresas competitivas e sustentáveis”, destacou, lembrando que Mato Grosso do Sul tem mais de um milhão de hectares de eucalipto plantados e existe todo um processo para que se busque cada vez mais aproveitar esse maciço florestal, não só na produção de celulose, mas também na produção de energia, que é uma área que vem recebendo investimentos de diversas empresas.

Segundo a diretora do ISI Biomassa, Carolina Andadre, indústrias do segmento da mineração, papel e celulose e outros têm esboçado uma tendência de utilização de novas fontes de energia. “Nesse sentido, o ISI Biomassa pode exercer papel chave, trazendo tecnologia e inovação para o sucesso das indústrias da região no que diz respeito à geração de energia a partir da biomassa, entre elas, a UTE Boca do Onça, já que temos capacidade de desenvolver um projeto para isso”, ressaltou.

Ela reforçou que o ISI Biomassa se coloca à disposição das empresas interessadas em projetos de inovação com foco em energia. “Estamos prontos para apoiar a indústria e contamos com uma excelente infraestrutura, equipamentos modernos e equipe técnica multidisciplinar altamente capacitada para desenvolver esses projetos em parceria com as indústrias”, completou.

 

Veja Também

Projeto trata sobre a obrigação de acostamentos pavimentados em rodovias

Quatro imóveis são desocupados no centro da Capital após denúncias

Com mais de 245 mil contribuintes em atraso, última parcela do IPVA vence nesta sexta

Mais de 50 moradores em situação de rua procuraram acolhimento no Parque Ayrton Senna

AddThis Website Tools