Diário Digital
 
Geral

Fundação Manoel de Barros celebra 25 anos nesta quinta-feira

Entidade realiza ações para difundir as obras do poeta e promover qualidade de vida

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

“O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo”, diz Manoel de Barros na obra ´Livro sobre Nada´. Ir além, acompanhar as mudanças, desenvolver novos pensamentos e ideias, disponibilizando seus recursos para atender as pessoas, praticando o bem e, sempre, focando na melhoria da qualidade de vida das pessoas, assim a Fundação Manoel de Barros completa 25 anos nesta quinta-feira (26).

“O poeta Manoel de Barros inspira a Fundação a abrir as suas portas todos os dias para ´encontrar o seu azul´, superar os seus limites, pelas asas do trabalho, inovação, integridade, empatia e do amor às pessoas!”, destaca Marcos Henrique Marques, diretor da Fundação. Com a inspiração do poeta, que lá em 1998 (ano de criação da FMB) cedeu seu nome carinhosamente para a organização, a Fundação atende jovens, adultos e pessoas idosas por meio de diversos programas e projetos sociais, além de difundir a obra do poeta.

Criada em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. “A FMB nasceu para oportunizar para a sociedade sul-mato-grossense e da região do Pantanal, o desenvolvimento. Realizar entregas no âmbito social, da educação, da pesquisa, da arte e cultura e, da saúde”, explica Marques.

(Foto: Divulgação)

Da Assistência Social à Saúde - A Fundação atua sob quatro pilares: ´Assistência Social´, ´Arte e Cultura´, ´Pesquisa e Ensino´ e ´Saúde´. Pela ´Assistência Social´ realiza diversos programas e projetos, como o ´Programa Eu Alimento´, que anualmente arrecada e distribui alimentos perecíveis e não perecíveis para organizações da sociedade civil, ´enchendo o prato´ de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estima-se que já foram arrecadados mais de 50 toneladas de alimentos. Outro exemplo, é o projeto ´Em Busca do Saber´ que atua com mulheres em baixa renda. Também há o programa ´Jovem em Ação´, que empodera jovens para o mercado de trabalho.

Outro projeto muito importante deste pilar é o Ativa Idade, voltada para pessoas idosas. Ele nasceu em 2013 para promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e em sua família, buscando restabelecer e/ou fortalecer o vínculo familiar. Neste ano em que o Ativa Idade completa 10 anos de existência, o projeto soma mais de 2 mil atendimentos para pessoas idosas. Também pela ´Assistência Social´ a FMB promoveu o esporte com os projetos ´Descobrindo Talentos´ (que atendia crianças) e ´Superando Limites no Esporte´ (voltado para jovens).

Pelo pilar ´Arte e Cultura´, em mais de duas décadas, a Fundação por meio da sua emissora de rádio Uniderp FM 103,7, promoveu espetáculos de dança e teatro, shows, exposições de arte e outras manisfestações culturais. Outro destaque é o ´Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´, realizado para alunos do último ano do Ensino Médio de escolas públicas de Campo Grande e região; com o objetivo de incentivar a escrita e a leitura das obras do poeta. Além disso, o Concurso oportuniza o acesso ao Ensino Superior, pois os três primeiros colocados recebem bolsas de estudos na Uniderp. Desde a primeira edição, mais de 20 mil jovens já participaram do Concurso.

(Foto: Divulgação)

Já pelo pilar ´Pesquisa e Ensino´, durante esses 25 anos a FMB desenvolveu o ´Programa de Ovinocultura´ em MS com o atendimento a pequenos produtores, o Programa de empreendedorismo ´Empreender para Transformar´, a ´Interp – Incubadora de empresas´ que atua na mobilidade empresarial e social dos empreendedores envolvidos, entre outros. Pelo pilar ´Saúde´ foi criado o ´Ambulatório de Reabilitação´ em 2021, que nasceu com foco em atender pessoas que ficaram com sequelas pós covid e hoje expandiu seus serviços, oferecendo atendimentos de fisioterapia, psicologia e nutrição, gratuitos, para pessoas de baixa renda que ficaram com sequelas pós-covid ou que possuem comorbidades cardiorrespiratórias decorrentes de outras doenças.

“Hoje a Fundação Manoel de Barros está estabelecida como uma organização da sociedade civil que ´continua no caminho´ unindo pessoas e promovendo o desenvolvimento, acreditando que o propósito de abrir as suas portas todos os dias é para que coisas boas aconteçam por aqui. E o ´aqui´ significa o nosso mundo: as pessoas que estão aqui com a gente; as pessoas que são atendidas, a sociedade, a família, a nossa equipe e os nossos parceiros. Acredito que cada pessoa que conseguimos atender nós transformamos a vida dessa pessoa e das pessoas envolvidas nesse atendimento, seja do poder público, da iniciativa privada, os colaboradores, a família! Agradecemos a todas as pessoas que caminharam ao nosso lado até aqui e que possamos continuar juntos, construindo um futuro melhor a cada dia”, finaliza Marques.

(Foto: Divulgação)

Veja Também

Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro

Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica

Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina

Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados