Frio mata mais uma pessoa em MS nesta semana
Homem estava em situação de rua e foi vítima de AVC e hipotermia; essa é a 3ª morte

Mato Grosso do Sul registrou a 3º morte por hipotermia em quatro dias de frio. A vítima foi estava em situação de rua em Campo Grande (MS) e foi identificada como Nestor Silva dos Santos, de 53 anos. Nesta sexta-feira, 16 de junho, a Capital registra mínima de 8ºC.
Informações do boletim de ocorrência apontam que equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a vítima até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Leblon. Ele estava caído em via pública, apresentava sinais de uma possível morte cerebral e hipotermia.
Nestor recebeu atendimento médico, porém não resistiu aos ferimentos. O óbito foi constatado durante a tarde. Esta é a terceira morte no estado em decorrência das baixas temperaturas.
O primeiro caso foi registrado na quarta-feira (14) e a vítima Sidinei Carvalho, de 57 anos, foi encontrado morto, em Campo Grande (MS). No mesmo dia, Ponta Porã (MS) registrou a morte um homem conhecido apenas como “Brian”. Nos três casos, as vítimas estavam em situação de rua.
Menos 2ºC de sensação térmica - A madrugada desta sexta-feira (16) foi gelada em Campo Grande, com 6,9ºC e sensação térmica de 1,9ºC. Para quem está em situação de rua e convive diretamente com o frio, as baixas temperaturas “congelam os ossos” com mais dureza.
Em Ponta Porã, cidade que também registrou um óbito motivado pelo frio, a sensação térmica foi de 2ºC. A temperatura durante a madrugada atingiu 6,5ºC.
Acolhimento Social - Na Capital, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) monitoram desde a chegada da frente fria pessoas em situação de rua e oferecem acolhimento social a essa população. Conforme balanço divulgado, do dia 12 até a manhã desta quinta-feira (15), foram realizadas 376 abordagens, 293 acolhimentos e entregues 392 cobertores.
A população também pode auxiliar no acolhimento à população de rua. Para ajudar, é fácil: avistou uma pessoa em situação de rua neste frio, basta telefonar para o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), da SAS, pelos números (67) 99660-6539 ou 99660-1469, que funcionam de forma ininterrupta.
Veja Também
Atuação do MPMS obriga Campo Grande a criar Plano Anual de Limpeza
Praça Ary Coelho tem Casa do Papai Noel e muitas luzes; veja fotos
Mãe e filha morrem em acidente envolvendo três veículos
Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete