Fosfoetanolamina não combate o câncer, alerta Anvisa
Nota desmente "propaganda enganosa divulgada em redes sociais"


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota - em tom de alerta - na qual informa que, ao contrário do que algumas propagandas “irregulares e enganosas” difundidas em redes sociais dizem, a substância fosfoetanolamina não combate o câncer “ou qualquer doença”, nem possui “propriedades funcionais ou de saúde”.
Além disso, diz a Anvisa, a substância não possui autorização ou registro para uso como suplemento alimentar ou medicamento no Brasil, informou a agência ao complementar que a comercialização da fosfoetanolamina só poderia ocorrer com a devida aprovação.
“Utilizar produtos não registrados pela Anvisa para o tratamento do câncer é extremamente arriscado. Esses produtos podem interferir negativamente nos tratamentos convencionais, além de apresentar riscos de contaminação”, explica a nota.
“É crucial que os pacientes não abandonem tratamentos médicos estabelecidos para utilizar terapias não autorizadas e de eficácia desconhecida, como é o caso da fosfoetanolamina”, acrescenta.
Veja Também
AACC/MS realiza feirão com valor único de R$ 5
STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal
Casos de câncer colorretal devem aumentar 21% no Brasil até 2040
Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 51 milhões nesta quinta-feira