Geral

Filha de Paulo Coelho Machado é homenageada por membros do Instituto Histórico e Geográfico de MS

Integrante do Instituto Histórico e Geográfico de MS faleceu em 2020, em decorrência da covid-19

|
Redação
Filha de Paulo Coelho Machado é homenageada por Instituto histórico e geográfico de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/ Luciano Muta)

Às vésperas das comemorações dos 44 anos de emancipação do Estado de Mato Grosso do Sul, o Instituto Histórico e Geográfico de MS prestou, hoje (8), uma homenagem póstuma à Vera Maria Machado Pereira, um dos grandes destaques femininos para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com ações relevantes dentro e fora do Instituto.

Vítima de complicações em decorrência da covid-19, ela faria 76 anos neste domingo (10).Vera faleceu no dia 4 de dezembro de 2020. "Sua morte foi algo muito rápido, eu diria que foi uma forma brutal como essa doença tem sido com todos. Mas foi brutal, porque foi muito rápido, a Vera entre testar positivo e falecer foi questão de 1 semana, então o rompimento foi muito brusco e traumático acredito que para todos em ficar sem a presença dela aqui", comenta a historiadora e presidente do instituto histórico geográfico de Mato Grosso do Sul, Maria Madalena Dib Merb Greco, de 64 anos.

Maria Madalena Dib Merb Greco, historiadora e presidente do instituto histórico geográfico de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/ Luciano Muta)

Vera Machado, também contribuiu para o fortalecimento de atividades voltadas ao turismo do Estado. "A Vera foi nossa associada desde de 2005. Ela era filha do Paulo Coelho Machado, nosso fundador. Mas, a Vera tinha uma luz muito própria, ela era uma pessoa que eu chamo de sorriso do Instituto, ela partilhava ombro a ombro com a gente. Vera teve um significado muito grande, ela sempre foi nossa diretora de relações institucionais, e sempre levou o nome do Instituto e todos os nossos projetos e trabalhos. Ela se envolvia muito de uma maneira muito comprometida. E eu acho que de uma certa forma, homenageando a Vera, nós conseguimos nos despedir dela. Seria aniversário dela agora domingo, e eu acho que nós estamos homenageando todos que se foram com a covid e todas as famílias como nós, que não conseguiram se despedir presencialmente de nossos entes queridos. Então é um significado maior", ressalta.

"Nós vamos fazer uma benção, uma celebração. Na verdade, nós vamos consagrar o tempo em que nós ficamos com ela, essa vivência tão bonita e mandamos reproduzir um quadro dela e justamente de uma maneira muito significativa na nossa recepção. O sorriso dela recebendo tantos e quantos cheguem aqui, como sempre foi", acrescentou Maria Madalena Dib ao falar sobre a importância de deixar fixo o retrato de Vera no hall de entrada do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande