Fibrose Cística: avanços no tratamento e importância da conscientização
Campanha destaca a importância do diagnóstico precoce e os avanços no tratamento da fibrose cística

O Dia Nacional de Conscientização da Fibrose Cística, em 5 de setembro, e o Dia Mundial da Fibrose Cística, em 8 de Setembro, destacam a importância do diagnóstico e tratamento dessa doença rara e hereditária, que afeta principalmente pulmões e pâncreas. A fibrose cística pode ser identificada pelo teste do pezinho nos primeiros dias de vida, permitindo intervenções precoces.
Profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ressaltam o papel da equipe multidisciplinar no atendimento aos pacientes, além dos avanços no tratamento. O gastroenterologista pediátrico Leonardo Resende explica que a doença compromete a digestão e a respiração, causando sintomas como infecções respiratórias, desnutrição e perda de peso.
O tratamento inclui reposição de enzimas pancreáticas, fisioterapia, hidratação e o uso de novos medicamentos que atuam na causa da doença. Desde 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a terapia tripla, um tratamento inovador que melhora o funcionamento das células e alivia os sintomas. O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) é referência na assistência a pacientes com fibrose cística, oferecendo atendimento interdisciplinar.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX