Fibrose Cística: avanços no tratamento e importância da conscientização
Campanha destaca a importância do diagnóstico precoce e os avanços no tratamento da fibrose cística
O Dia Nacional de Conscientização da Fibrose Cística, em 5 de setembro, e o Dia Mundial da Fibrose Cística, em 8 de Setembro, destacam a importância do diagnóstico e tratamento dessa doença rara e hereditária, que afeta principalmente pulmões e pâncreas. A fibrose cística pode ser identificada pelo teste do pezinho nos primeiros dias de vida, permitindo intervenções precoces.
Profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ressaltam o papel da equipe multidisciplinar no atendimento aos pacientes, além dos avanços no tratamento. O gastroenterologista pediátrico Leonardo Resende explica que a doença compromete a digestão e a respiração, causando sintomas como infecções respiratórias, desnutrição e perda de peso.
O tratamento inclui reposição de enzimas pancreáticas, fisioterapia, hidratação e o uso de novos medicamentos que atuam na causa da doença. Desde 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a terapia tripla, um tratamento inovador que melhora o funcionamento das células e alivia os sintomas. O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) é referência na assistência a pacientes com fibrose cística, oferecendo atendimento interdisciplinar.
Veja Também
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP