Geral

Festival de Cinema das Escolas Estaduais seleciona 10 curtas metragens

Curtas serão exibidos em 6 de setembro, das 13h às 17h, no auditório do Bioparque Pantanal em Campo Grande

|
Redação
(Foto: Arquivo NUAC/Governo de MS)

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), divulgou a lista dos 10 curta metragens selecionados pelo júri técnico para a disputa da fase final do II Festival de Cinema das Escolas Estaduais - Prêmio Joel Pizzini. Os curtas serão exibidos em 6 de setembro, das 13h às 17h, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

A seleção dos curtas-metragens finalistas aconteceu no dia 5 de agosto, no Museu da Imagem e do Som, no 3º andar do prédio da FCMS, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, centro de Campo Grande. Todos os trabalhos foram submetidos as regras e avalição do corpo de jurados, composto por profissionais renomados da área audiovisual sul-mato-grossense, Alexandre Sogabe, Carlos Diehl, Lisa Costa, Beatrice Sayd e Marcos Pierry.

Selecionados

Com mais de 30 curtas-metragens inscritos, o festival chega a final com 10 selecionados de vários munícipios de MS, como: Dourados, Brasilândia, Rio Verde, Ivinhema, Nova Andradina e Campo Grande.

Todos os dez concorrentes da fase final irão receber um troféu e um certificado de participação no Festival. Além disso, serão premiados os três melhores filmes, melhor fotografia e melhor roteiro.

Suped (Superintendência de Políticas Educacionais) e do Nuac (Núcleo de Arte e Cultura) são os departamentos da SED responsáveis por organizar o Festival, que tem como objetivo se tornar um espaço de formação, criação, e incentivo à cultura e produção audiovisual dos alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino. Os curtas tivem como tema 'Diversidade, Educação e Inclusão – A diferença nos enriquece, o respeito nos une'.

O produtor executivo da Rádio e TV Educativa Carlos Diehl, ressalta o crescimento e qualidade dos vídeos nessa segunda edição, “fico muito feliz de ver a evolução dos trabalhos e a participação de toda comunidade escolar nesse processo. É realmente gratificante ter a oportunidade de participar pela segunda vez como jurado deste festival. A cada edição, somos presenteados com histórias que tocam o coração e refletem a diversidade. Cada filme traz uma nova perspectiva e nos lembra do poder do cinema em conectar pessoas e provocar reflexões. Estou ansioso para ver como esses talentos continuarão a se desenvolver e a impactar o público”.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, destaca a importância de abordar a temática da diversidade no festival como uma forma de refletir a riqueza e a pluralidade. "O festival de cinema desempenha um papel fundamental tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar, proporcionando uma série de benefícios educacionais, culturais e sociais. Além disso, discutir a diversidade no ambiente escolar ajuda a combater preconceitos e a promover uma cultura de paz", pontua.

 

CONFIRA OS 10 CURTAS METRAGENS FINALISTAS DO FESTIVAL DE CINEMA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS – PRÊMIO JOEL PIZZINI

    

Confira a galeria de imagens:
(Foto:Divulgação/Governo de MS)

Veja Também

Bancos voltam a funcionar normalmente hoje

Páginas de Liberdade: Parceria entre Agepen e universidades permitem que detentos troquem tempo ocioso por conhecimento

MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde

Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS