Diário Digital
 
Geral

Feirão da Cidadania atende população de Corumbá e Ladário

Ideia é fomentar pacificação social, autocomposição de litígios e regularização des pendências

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, em parceria com o Procon, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Corumbá realizará a segunda edição do Feirão da Cidadania. A ideia é fomentar atividades de pacificação social, autocomposição de litígios e regularização de eventuais pendências dos cidadãos.

A exemplo da edição anterior, o coordenador do Nupemec, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, estará presente na abertura do evento, que será realizado no coreto da Praça da Independência, às 9 horas. No dia 4 os trabalhos estarão disponíveis na Praça da Nova Corumbá e no dia 5 as atividades serão encerradas na Av. 14 de Março, em Ladário – sempre das 8 às 13 horas.
 
O juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, responsável pelo Cejusc de Corumbá, defende que a conciliação é uma das alternativas mais rápidas para solução de conflitos e garante que a justiça brasileira tem trabalhado insistentemente com métodos alternativos de composição e de solução de conflitos, por meio da mediação e da conciliação.

“Desde que o Cejusc de Corumbá foi instalado, atendemos a população sempre de modo a fazer o chamamento para conciliação e para mediação”, afirmou o juiz, para quem a construção da solução do conflito de forma pacificada confere autonomia ao cidadão para que, no futuro, tenha uma convivência pacífica, amigável e sem demanda de terceiro.

A equipe do Cejusc de Corumbá prestará atendimento de atermação pré-processual, que consiste na abertura de novos pedidos de realizações de audiências em busca de um acordo entre as partes, em casos envolvendo relações continuadas, como direito da família e de relações de vizinhança, por exemplo.
 
Durante o feirão, por meio das parcerias, serão disponibilizados à população serviços de regularização de dívidas, consulta/levantamento de débitos/protestos, bem como orientação jurídica. Vários parceiros estão confirmados para o evento, como a Energisa e a Sanesul, que prestarão auxílio para solução de problemas envolvendo suas companhias, no intuito de firmar acordos pré-processuais.
 
Os cursos de Direito da Faculdade Salesiana Santa Tereza e da UFMS estarão presentes prestando atendimento jurídico ao público, naquelas situações em que a resolução consensual não for viável. Os cartórios de Registro Civil e de Protestos de Corumbá, o cartório de Registro Civil de Ladário, a Prefeitura Municipal de Ladário, as polícias Militar e Civil, e a OAB/MS também confirmaram presença na ação conciliatória

Veja Também

'Formigão do Vidro' dá destino correto a toneladas de resíduos em MS

Dourados terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam

Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping

Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação

AddThis Website Tools