Federação abre caminho para o esporte surdolímpico em MS
Entidade quer ampliar a participação de atletas e clubes em competições a nível nacional

Criada em maio deste ano, a Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso do Sul (FDSMS) abre caminho para dar mais visibilidade ao esporte surdolímpico em Mato Grosso do Sul e ampliar a participação de atletas e clubes em competições a nível nacional.
Representantes da entidade recém-fundada estiveram na Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte ) nesta semana para apresentar os princípios, visões e objetivos da federação. “Os surdoatletas têm enorme potencial e, muitas vezes, não são abraçados por entidades que administram o desporto a nível nacional. Esses atletas devem ser vistos capazes de realizar qualquer atividade esportiva”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
A Fundesporte realizou orientação técnica para a implantação da nova entidade desportiva. “Com a criação da federação, haverá agora o intercâmbio de modalidades esportivas entre os clubes e associações do estado, pleitear recursos para realizar eventos e estender a divulgação do esporte surdolímpico por todo Mato Grosso do Sul, dando visibilidade”, completa o titular da Fundação.
Até o momento, quatro associações estão filiadas à FDSMS: Associação Pantanal dos Surdos de Mato Grosso do Sul e Associação dos Familiares, Amigos e Profissionais Surdos de Mato Grosso do Sul, de Campo Grande; Associação de Surdos e Tradutores – Intérpretes Mãos Douradas, de Dourados, e Associação Naviraiense das Pessoas com Deficiência, de Naviraí.
De acordo com censo de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil existem quase 10,7 milhões de deficientes auditivos. Segundo a CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos), a surdez em si não implica em restrições à prática de atividade física e não existem esportes mais ou menos adequados para surdos. Entretanto, as limitações linguísticas e comunicacionais podem dificultar a compreensão e o relacionamento, interferindo na aprendizagem e no comportamento do indivíduo.
Veja Também
TJMS divulga feriados e estabelece pontos facultativos de 2026
Peregrinação de 32 km reunirá centenas de fiéis neste sábado
Dourados terá programação musical variada no Natal Encantado
TJMS cria cadastro de médicos para Notas Técnicas em Ações de Saúde