Geral

FCDL-MS abre seleção de micro e pequenas empresas para créditos no FCO

Entidade é nomeada como parceira da Caravana da Sudeco e apresentará lista de indicados a financiamentos

|
Gabriel Telê Santana
(Foto: Divulgação/ FCDL-MS)

Depois de um pedido, já antigo, da FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul), alinhou com a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) a ampliação do atendimento de crédito a micro e pequenas empresas do Varejo. O propósito do Governo Federal é pulverizar os recursos gerando uma injeção financeira para alavancar negócios, que ainda estejam na recuperação do pós-pandemia, com financiamentos que podem variar de 10 mil a 500 mil reais.

O anúncio da notícia ocorreu em Brasília-DF, durante um encontro entre a titular da pasta, Rose Modesto, com a presidente da FCDL-MS, a advogada Inês Santiago. A entidade que representa o Varejo de Mato Grosso do Sul foi nomeada como uma  base para a seleção preliminar de cadastros, que  serão encaminhados para a analise financeira e concessão dos empréstimos. Com isso, antes da realização da “Caravana da Sudeco”, que ocorrerá em Campo Grande do dia 28 a 30 de agosto, empresários poderão recorrer à Federação para realizar os seus cadastros e antecipar o processo de análise da liberação do empréstimo.

(Foto: Divulgação/ FCDL-MS)

“Temos um olhar muito atento ao varejo familiar que alimenta grande parte da economia de Mato Grosso do Sul e carecem de condições facilitadas para captação de recursos. Vale dizer, que no FCO, que é o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, é louvável a iniciativa da  Superintendente Rose Modesto que em parceria com a FCDLMS visam ampliar o acesso ao FCO para melhor atender  os micro e pequenos negócios. Nao se pode olvidar que sao os maiores geradores de emprego e renda que trabalham por uma retomada desde o fim da pandemia e recuperação ainda de prejuízos daquele período”, destaca a presidente da Federação das CDLs de Mato Grosso do Sul.

O suporte para a análise de crédito

Especialista em análise de crédito e referência no mercado quanto a esse serviço, por conta da plataforma do SPC Brasil, a FCDL-MS foi escolhida como uma das pontes da Caravana da Sudeco para a seleção de empresas do Varejo a serem beneficiadas com a injeção do FCO. E para assumir essa demanda importante, um compromisso foi firmado na Sudeco, juntamente com Rose Modesto: abrir para filiados e não filiados a oportunidade de realizar a análise preliminar de acesso ao financiamento do FCO.

(Foto: Divulgação/ FCDL-MS)

Dessa forma, por meio de um sistema bastante simples, bastará ao dono de micro e pequenas empresas, realizar o contato com a Central de atendimento da FCDL-MS para obter informações e fazer o cadastramento para a análise da eventual liberação de crédito. À princípio, a Entidade deve encaminhar uma lista de 500 CNPJs para a Sudeco, com os dados requeridos pela pasta, de forma que o candidato a tomador de recursos obtenha também pela Federação a resposta de aprovacao ou não, da sua solicitação. Tudo pelo Whatsapp (67) 99870-5400 que atenderá a Capital e todo o Estado.

“Pra nós que acabamos de concluir a Promo Centro com sucesso extraordinário, trazer mais essa oportunidade reforça  a importância da representatividade das nossas Entidades para o varejo sul matogrossense. Lembrando que o acesso vale para empresários de toda Campo Grande e de todo o estado de Mato Grosso do Sul, oportunidade ampliada pela Caravana da Sudeco em parceria com a FCDLMS”, lembra a presidente da FCDLMS

O dinheiro do empréstimo será liberado por um dos bancos credenciados na operação, com carência de três meses a até cinco anos, dependendo do contrato. Confira a lista das instituições financeiras credenciadas:

Banco do Brasil

Banco de Brasília S.A – BRB;

Banco Cooperativo SICREDI S.A.

Estipulado na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR); nas políticas setoriais e macroeconômicas do Governo Federal, oo Plano Estratégico da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste 2018-2022, para o exercício de 2023, estabeleceu novo rol de diretrizes e prioridades para as contribuições oferecidas às Unidades Federativas do Centro-Oeste e pelas instituições financeiras operadoras do Fundo. Medidas aprovadas pelo Conselho por meio da Resolução Condel/Sudeco n° 129, de 19.07.2022, publicada no DOU de 19.08.2022, e estão disponíveis na Programação do FCO para 2023.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116