Diário Digital
 
Geral

Farofolia abre o Carnaval da Esplanada Ferroviária nesta sexta-feira

Mais de 15 atrações culturais se apresentam este ano e o foco da programação é a diversidade

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

O Farofolia, bloco mais colorido de Campo Grande, inaugura a folia carnavalesca na Esplanada Ferroviária nesta sexta-feira, 09, a partir das 17 horas, com programação intensa até as 23 horas.

O palco fica na rua Dr. Temístocles, entre as ruas 14 de julho e Calógeras, quase em frente ao Ponto Bar. Neste ano o Farofolia nomeia a rua Dr. Temistócles como “Travessa Bandeira” para transformar a região da Esplanada em um ponto de acolhimento focado na saúde e bem-estar dos foliões LGBTs.  Para marcar esse batismo, a localização estará totalmente decorada para o Carnaval, com tecidos coloridos decorando até mesmo os postes da região.

Mais de 15 atrações culturais se apresentam este ano e, como não poderia deixar de ser, o foco da programação é a diversidade. O Farofolia 2024 começa com set dos djs Jubba, Hytalo, Gaga Funkeira, Fábio Jara, Afropaty, Deumathh e Abhnerrr.

A festa segue com apresentação de vogue dos bailarinos da “House of Hands Up”, grupo de dança performática LGBTQIA+ com aprofundamento na cultura ballroom e estéticas vogue. Depois a folia abre alas para os representantes da comunidade queer e da Cultura de Campo Grande subirem ao palco.

De acordo com um dos produtores do bloco, Thalysson Perez, ter um espaço para ouvir os representantes da comunidade falarem é importante porque conversa com a temática que deu origem ao Farofolia em 2019: a resistência de pessoas da sigla LGBTQIA+.

“O Farofolia surge a partir da união de três blocos da nossa comunidade. A gente ama dançar, curtir, mas a nossa vida depende de muita luta, garra e trabalho. Por isso o bloco sempre reserva um momento da programação, seja nos esquentas ou no próprio Carnaval, para ouvir as pessoas que mais batalharam lá atrás para que hoje, em 2024, a gente possa celebrar a nossa visibilidade e respeito tomando as ruas históricas de Campo Grande com alegria e resistência”, visão essa apoiada pelos outros cinco produtores do bloco, Renê, Abhner, LadyAfroo, Gustavo Freitas e Renatudo.

Depois é a vez do Crew Drag CG levar a arte drag para o palco, com performances de 13 drag queens, são elas: Afrodite Fetake, Samanta Blossom, Kitana Shiva, Rafa Spears, Gaga Funkeira, Miss Violence, Rachel Black, Chloe Milan, Greyce Kelly, Afropaty, Jhaninne Perry, Bruandra Guel e Anna Burtton.

Os djs Gustavo Freitas e Renê, também produtores do bloco, apresentam um set repleto de hora da cultura pop e a cantora Joyce Bethânia encerra a programação.

Atenção especial para a saúde e bem-estar dos foliões - Com o apoio da Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ (CECLGBTQIA+/MS), órgão vinculado à Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBTQIA+ do Estado de Mato Grosso do Sul (SubsLGBTQIA+/MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência de Equidade em Saúde, estarão sendo entregues kits de redução de danos, contendo água, preservativo, lubrificante, teste rápido e panfleto educativo, além de orientação com a equipe da ONG Águia Morena sobre redução de danos no Carnaval.

Além disso, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) também completa o evento com o “Camarote da Rodada”, oferecendo um espaço reservado com água e atendimento especial, no qual só será permitida a entrada mediante teste de bafômetro, ou seja, os frequentadores não podem ter consumido bebidas alcoólicas. O espaço funciona das 18h à 00h, com capacidade rotativa para até 100 pessoas.

Sobre o Farofolia - O Farofolia é um bloco carnavalesco criado no ano de 2019, a partir da união dos blocos "Tá Dando Pinta", "Carnav@dia" e "Colocada", todos organizados pela comunidade LGBTQIAPN+ de Campo Grande/MS. O objetivo do Farofolia é celebrar a pluralidade e o respeito à diversidade, além de proporcionar um ambiente seguro e que honre a cultura da comunidade.  É, atualmente, o maior bloco LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul, e ganha novos adeptos a cada Carnaval.

Veja Também

Projeto do IFMS sobre IA e química é premiado na Febrace 2025

Rede CT abre inscrições para formação de projetos esportivos

Suzano abre vagas em três cidades de MS com inscrições até abril

Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

AddThis Website Tools