Exposição na UFMS conta com artistas portugueses e tem entrada franca
Galeria homenageia o histórico movimento Revolução dos Cravos que marcou o fim da ditadura colonial portuguesa


A Galeria de Artes Visuais (GAV) da UFMS recebe a Exposição Coletiva: Liberdade sempre, sobre a revolução em Portugal. A galeria estará aberta para visitas até 17 de maio, no piso térreo do Bloco 8 de Artes Visuais, na Cidade Universitária. A exposição tem entrada franca e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h.
A data de 25 de abril de 1974 foi nomeada como o dia da “Revolução dos Cravos” que assinalou a ruptura política comandada por militares portugueses contra a guerra colonial. Como símbolo de paz, floristas e pacificadores contestaram soldados e distribuíram cravos nas ruas de Lisboa.
O evento representou um movimento de solidariedade e comoção coletiva pela liberdade e paz, marcando o início da democracia e o fim do regime autoritário em Portugal. A revolução dos cravos, restaurou direitos fundamentais aos cidadãos portugueses, como liberdade de expressão, educação, justiça, saúde, e principalmente, melhores condições de trabalho aos cidadãos, na qual era estabelecida a igualdade de gênero.
“Esta exposição amplia a percepção cultural e estimula a prática artística, desenvolvendo nos visitantes maior interesse em aprender e refletir de forma crítica sobre contexto específico, fomentando posturas mais ativas na partilha de saberes, contribuindo para a continuação de nossos espaços de criação em liberdade e alarga o repertório artístico da nossa comunidade acadêmica”, ressalta a professora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) e organizadora da exposição, Constança Maria Lima de Almeida Lucas.
Rafael Maldonado, também professor da Faalc, destaca a importância histórica da revolução homenageada na exposição. “Este marco histórico, que ocorreu em abril de 1974, representou não apenas a queda de um regime autoritário, mas também o surgimento de uma nova era de liberdade e democracia para o povo português. É fundamental destacar a relevância desse tema atualmente, pois nos relembra do nosso compromisso contínuo com os ideais democráticos e da importância de preservar os princípios pelos quais lutaram".
A exposição Liberdade sempre, apresenta artistas comprometidos, de posturas democráticas e transformadoras, destacando o 50° ano do 25 de abril em Portugal. A ideia do evento é estimular a prática artística, promovendo reflexões críticas sobre o contexto específico, cooperando para o enriquecimento cultural acadêmico. A exposição conta com curadoria de Agostinho Santos e a ilustre participação de artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, de Portugal
Veja Também
Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença
Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo
Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller
Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada
