Diário Digital
 
Geral

Exposição leva conhecimento sobre peixes do Pantanal para crianças brasileiras e bolivianas

As atividades ocorrerão, inicialmente, na Galeria e Casa de Cultura Pantaneura da Zona em Corumbá

|
Redação
AddThis Website Tools
Com 15 fotografias de peixes nativos da região, a ação vai mostrar para os visitantes as espécies ainda desconhecidas pelo público (Foto: Paulo Robson de Souza)

Entre os dias 05 e 09 de novembro, crianças, adultos e entusiastas da natureza em geral terão a oportunidade de mergulhar no mundo dos peixes do Pantanal, por meio da exposição itinerante “Peixes do Mato” em Corumbá (MS). A exposição é uma iniciativa do projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da plataforma internacional iNaturalist.org. Com 15 fotografias de peixes nativos da região, a ação tem o intuito de mostrar para os visitantes as espécies ainda desconhecidas pelo público. 

O professor do Instituto de Biociências, Paulo Robson de Souza, explica que a exposição visa divulgar as espécies nativas pantaneiras para a população. Segundo ele, as pessoas conhecem, geralmente, os peixes que são pescados, que são de grande porte. “Agora, peixinhos de três, quatro ou cinco centímetros, com exceção dos aquaristas, geralmente a população não conhece. Então nós vamos levar para Corumbá uma exposição de aproximadamente 15 fotos de pequenos peixes”, destaca.

As fotografias revelam a riqueza da fauna aquática do Pantanal, com informações em português, inglês e espanhol. Um dos principais objetivos é levar o conhecimento sobre as espécies para as crianças, na fronteira do Brasil com a Bolívia. 

Mestre em Biologia Animal pela UFMS, doutorando em Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista e pesquisador colaborador na UFMS, Douglas Alves Lopes comenta sobre o potencial das fotografias. “Nesse acervo com fotos de peixes de água doce, encontramos fotografias dos animais vivos, que é difícil de ser encontrado, com exceção de espécies de interesse no aquarismo. O acervo tem fotografias de algumas espécies raras, como o bagre cego de cavernas de Bonito Trichomycterus dali e até de espécies novas para a ciência”, ressalta.

Os visitantes ainda terão a oportunidade de aprender sobre a fauna e a preservação do Pantanal, com palestras ministradas por pesquisadores envolvidos no projeto. Para a doutoranda em Ecologia e Conservação Adriana Maria Espinoza Fernando, o projeto mostra não só a diversidade dos peixes do Mato Grosso do Sul, mas também a sua beleza. “Vamos mostrar a diversidade de peixes que vai muito além das espécies mais conhecidas pela pesca. Para comunidade científica, o objetivo é disponibilizar esse acervo de fotos para a utilização em trabalhos científicos, além de apresentar informações sobre Biologia e Ecologia das espécies”, pontua.

As atividades ocorrerão, inicialmente, na Galeria e Casa de Cultura Pantaneura da Zona, localizada na avenida General Rondon, nº 363, em Corumbá, em frente à feira. A coordenadora da Galeria, Marina Arndt, celebrou a realização da exposição itinerante. “É o ensino de Biologia, o ensino de arte. É uma internacionalização, educação para as crianças bolivianas que estão ali com os pais ali na feira. Então, é importante elas estarem em um espaço educativo”, enfatiza.

A primeira exposição terá a parceria com o Consulado da Bolívia. Na sequência, a exibição percorrerá o Câmpus do Pantanal e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, sempre das 8h às 15h. Confira a programação:

05 de novembro: Abertura com exposição de fotografias de peixes do Pantanal e roda de conversas sobre os peixes, em espanhol e português 

06 a 07 de novembro: Exposição fotográfica e rodas de conversa com estudantes de graduação e alunos do ensino fundamental e médio

08 a 09 de novembro: Exposição fotográfica e rodas de conversa

Local: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul de Corumbá

(Informações da assessoria de imprensa da UFMS)

Veja Também

Propostas do Judiciário reorganizam serviços extrajudiciais de três comarcas

Atletas de Três Lagoas conquistam seis medalhas no Kombat Festival

Câmara Municipal realiza solenidade para entrega da Medalha Nelson Trad

Juíza de MS é convocada para prestar auxílio ao Supremo Tribunal Federal