Exposição de cigarros no comércio poderá ser proibida em MS
Autor do projeto, afirma que a exposição pode despertar interesse nas pessoas pelos produtos


A exposição de fumígenos em pontos comerciais de Mato Grosso do Sul poderá ser proibida. Fumígenos são produtos que geram fumaça, como cigarros e charutos. A determinação é prevista no Projeto de Lei 161/2023, apresentado pelo deputado Marcio Fernandes (MDB) nesta quinta-feira (1º) na sessão plenária da Assembleia Legislativa.
De acordo com a proposta, são considerados fumígenos o cigarro, a cigarrilha, o charuto, o cachimbo ou qualquer outro artigo, derivado ou não do tabaco, que produza fumaça. Nenhum desses itens poderá ficar expostos, segundo o projeto. No entanto, fica admitada a exibição da seguinte mensagem: “Vendem-se produtos fumígenos”.
O projeto especifica que a proibição não se aplica a estabelecimentos especializados na venda de fumígenos, como tabacarias. Também afirma que “os valores e a aplicação das respectivas autuações e penalidades caberão ao Poder Executivo, que tomará todas as medidas necessárias para a regulamentação e o fiel cumprimento desta lei”.
O deputado Marcio Fernandes informa, na justificativa do projeto, que a Lei Federal 9.294/1996 coíbe a propaganda e a comercialização de produtos derivados do tabaco. Isso resultou, enfatiza o parlamentar, na redução do tabagismo e de doenças relacionadas ao fumo na população. “Ocorre que ainda é possível exibir cigarros e assemelhados em pontos de venda, ainda que em dispositivos de acesso restrito que, não obstante, permitem despertar interesse pelo produto nas pessoas”, completa.
Findado o período de pauta para recebimento de eventuais emendas, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável quanto à constitucionalidade e outros aspectos legais, o projeto continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Veja Também
Propostas do Judiciário reorganizam serviços extrajudiciais de três comarcas
Atletas de Três Lagoas conquistam seis medalhas no Kombat Festival
Câmara Municipal realiza solenidade para entrega da Medalha Nelson Trad
Juíza de MS é convocada para prestar auxílio ao Supremo Tribunal Federal
