Geral

Exigência de carteira de vacinação aumenta cobertura vacinal em MS

Obrigatoriedade na matrícula escolar resultou em 40 mil doses a mais aplicadas em 2024

|
Redação
(Foto: Agência Brasil)

A obrigatoriedade de apresentar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes no momento da matrícula escolar em Mato Grosso do Sul, adotada em 2024, resultou em um aumento significativo na cobertura vacinal no estado. Desde a implementação da normativa, 40 mil doses a mais foram aplicadas em relação ao ano anterior, de acordo com o Núcleo de Apoio Especial à Saúde (Naes) do Ministério Público Estadual (MPMS).

Os avanços foram especialmente perceptíveis nos primeiros meses de 2024. A cobertura vacinal contra hepatite B, por exemplo, subiu de 59,19% em janeiro de 2023 para 90,77% no mesmo período de 2024. A vacina contra rotavírus também teve um aumento expressivo, passando de 86,46% para 102,25%.

“Com o compromisso contínuo dos responsáveis em manter os esquemas vacinais atualizados, espera-se que o Brasil recupere altos índices de cobertura vacinal, protegendo crianças e adolescentes de doenças graves”, destacou Daniela Cristina Guiotti, Promotora de Justiça e coordenadora do Naes.

A exigência foi reforçada pela Resolução nº 124/SES/MS, publicada em dezembro de 2023, que determinou a apresentação da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) no momento da matrícula em escolas públicas e privadas. A recomendação veio após a análise de baixos índices de vacinação no estado.

A Promotora de Justiça reforça que pais e responsáveis devem procurar as unidades de saúde para atualizar a vacinação de seus filhos e lembra que problemas relacionados à falta de imunizantes ou questões de saúde pública podem ser comunicados às Promotorias de Justiça ou à Ouvidoria do MPMS.

Serviço – Ouvidoria do MPMS

Veja Também

Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos

Semec de Bonito abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

Projeto cria selo de segurança para proteger consumidores de fraudes on-line