Diário Digital
 
Geral

Exército afasta militares após treinamento que matou soldado em Bela Vista

Além de Vinicius Riquelme que morreu, outros 89 recrutas passaram mal e ficaram internados por conta dos exercícios físicos intensos

|
Marina Romualdo
AddThis Website Tools
Soldado do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista morreu durante o treinamento de longa duração (Foto: Divulgação)

Três militares do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista foram afastados após o treinamento que ceifou a vida do soldado, Vinicius Ibanez Riquelme, de 19 anos, e deixou outros recrutas doentes.

A reportagem do Diário Digital entrou em contato com o advogado da família de Riquelme, Fernando Lopes Araújo, que informou realizou um requerimento para o afastamento de três militares, no qual, o comandante deferiu no dia 14 de maio. Diante disso, dois homens e uma mulher foram afastados.

O treinamento que ocorreu entre o dia 22 a 26 de abril é chamado de acampamento com vários dias no campo simulando ações de combate, com exercícios e atividades de primeiros socorros. O recruta, Vinicius, estava participando de um treinamento de longa duração

No entanto, durante à noite de sexta-feira (26), o jovem passou mal e foi encaminhado para enfermaria do Regimento, mas devido à gravidade, foi levado ao Hospital São Vicente de Paula, e encaminhado em vaga zero para Campo Grande. Porém, não resistiu e morreu.

Na certidão de óbito de Vinícius é confirmado que o jovem faleceu após passar mal durante um treinamento. A causa da morte foi atribuída a exercícios físicos intensos. Além de Vinicius, outros 89 militares precisaram buscar atendimento médico por conta da infecção viral. Inclusive, a equipe do DD conversou com uma mãe de recruta que participou do treinamento. 

“Após esse treinamento, meu filho ficou internado em estado grave e agora a psiquiatra disse que meu filho não tem condições de volta não por conta do que ele passou. Está com começo de ansiedade e estamos com um advogado para pedir a liberação dele, pois, está apenas de atestado”, contou a mãe de um jovem de 19 anos.
 

Veja Também

#DDfaz14 Anos: Livro de Sérgio Cruz revela bastidores da fundação de MS

Locatário inadimplente poder ser inscrito em serviço de proteção ao crédito

Projeto prevê sigilo de testemunhas de empregado em ação trabalhista

Vídeo: Polícia apura destruição de documentos em CAPS no Aero Rancho

AddThis Website Tools