Geral

Ex-presidente da 'Médicos sem Fronteiras' palestrará sobre mestrado em MS

|
Redação

O Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI/UFGD) trará para Dourados na próxima semana, o professor doutor Pedro Ignácio Arcos Gonzáles, da Universidade de Oviedo(Espanha), que fará uma palestra sobre o programa de mestrado em universidades parceiras da UFGD (Universidad de Oviedo, Nicosia University e Karolinska Institutet (KI)), por meio do Centro Associado do Erasmus Mundus Mestrado em Saúde Pública em Desastres (EMJMDPHID).

Recentemente, a Universidade se tornou uma associada do projeto que possui um orçamento de 5 milhões de euros para que alunos possam ser contemplados com bolsas para estudar em programa de mestrado nas instituições parceiras. A UFGD foi contemplada com a possibilidade de duas bolsas/ano.

A palestra será no dia 5 de fevereiro, às 9h, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). O professor fará uma apresentação do mestrado e, posteriormente, uma conversa com potenciais interessados no mestrado, nas bolsas e na realização de pesquisas conjuntas nas linhas do mestrado. Já no período da tarde, a palestra será às 14h, na sala 202 da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR). Ambas as palestras serão em Espanhol.

As inscrições para as palestras serão realizadas na hora. Informações no ESAI, pelo telefone: 3410-2745 ou pelo email: tomazneto@ufgd.edu.br.  Essa é uma iniciativa do ESAI e dos mestrados em Fronteiras e Direitos Humanos e do mestrado/doutorado em Ciências da Saúde. 

O Erasmus+ é o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto. Seu orçamento é de 14,7 milhões de euros/ano. A prioridade é para pesquisas e ações nas áreas de direitos humanos e desenvolvimento sustentável, em especial nas áreas de igualdade e proteção à populações tradicionais e minorias vulneráveis.

Pedro Arcos González - Doutor em Medicina (Oviedo) e doutor em Saúde Pública (Londres). Médico especialista em Medicina Preventiva e Saúde Pública, formado como epidemiologista na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (Reino Unido) e na Unidade de Pesquisa Biomatemática e Bioestatística - Université Paris VII (França).

Foi presidente do Médicos Sem Fronteiras - Espanha e trabalhou na concepção, implementação e avaliação de programas de cooperação internacional nas áreas de Epidemiologia, Medicina de Desastres e Saúde Pública em vários países da África, América Central e do Sul e Ásia. Atualmente é Professor Associado de Medicina Preventiva e Saúde Pública no Departamento de Medicina da Universidade de Oviedo (Espanha), onde dirige a Unidade de Pesquisa em Emergência e Desastres (UIED).

Áreas de atuação: Epidemiologia e controle de doenças transmissíveis, epidemiologia de emergências e desastres, pesquisa operacional

Currículo publicado em: http://publichealthdisasters.eu/pedro-arcos-gonzalez-2/

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande