Evento que homenageia Manoel de Barros começa nesta quinta-feira
Evento promete uma imersão inovadora nos fundamentos conceituais, filosóficos, artísticos e culturais do Psicodrama


Começa nesta quinta-feira, dia 19, a 10ª edição do "Fronteiras: Arte, Psicodrama e Filosofia", que será realizado em Campo Grande de 19 a 21 de Junho, no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Com uma década de existência, o Fronteiras se destaca por buscar um diálogo com cidades que, embora menos visíveis, se mostram como importantes polos de produção intelectual e artística, especialmente aquelas com núcleos de Psicodrama.
Uma das idealizadoras do evento, a psicodramatista e professora de Psicodrama, Valeria Brito, afirma que a escolha de Campo Grande se deu pela significativa presença do núcleo Entre Nós, escola de formação, estudo e pesquisa em Socionomia em Mato Grosso do Sul. Valéria Brito expressou a honra da equipe em colaborar com o grupo local na organização. A seleção das cidades-sede, feita em parceria com Devanir Merengué, também professor de Psicodrama e idealizador do evento, é baseada numa avaliação criteriosa dos núcleos existentes e sua integração com a vida cultural e científica da região.
Homenagem - O tema central desta edição, "Transver o Mundo – o olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo", é uma clara homenagem e inspiração na obra do poeta Manoel de Barros. Brito destacou que a poesia de Barros expressa a alma brasileira e nossas relações ancestrais com o território e a complexidade da vida. A proposta é convidar o público a co-criar e co-refletir, desenvolvendo uma sensibilidade afinada com esse convite ao "transver".
O evento promete uma imersão inovadora nos fundamentos conceituais, filosóficos, artísticos e culturais do Psicodrama por meio de experimentos práticos, discussões enriquecedoras e a proposição de novas ideias. Essas apresentações, chamadas de "experimentos", visam investigar através da ação. Brito detalhou que a ideia é se colocar em situações que permitam a entrada no "território pantaneiro, simultaneamente líquido e sólido", buscando o que consideram o espírito do encontro: investigar, por meio da ação, as relações cotidianas entre seres humanos e não humanos.

Para os organizadores, a saúde e o bem-estar pessoal e comunitário se fundamentam em relações positivas e em Encontros. Citando J.L. Moreno, criador do Psicodrama, Valeria Brito expressou a esperança de que o evento em Campo Grande seja um encontro que fortaleça a todos, unindo a ação dramática de Moreno à poesia de Manoel de Barros.
Inscrições - As inscrições para a 10ª edição do "Fronteiras: Arte, Psicodrama e Filosofia" já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/fronteiras-10a-edicao-524456/. O evento será realizado no auditório Acyr Vaz Guimarães, no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, localizado na Av. Calógeras, 3000, em Campo Grande.
Veja Também
Cufa realiza ação no Dia da Mulher Negra com roda de conversa e mural
Ministério Público investiga segurança em unidades de saúde da Capital
UFGD apresentará Projeto Pohã Ñana à equipe técnica da Itaipu Parquetec
Morango do Amor: Saiba o que dizem profissionais de saúde da Capital