Evento que apresenta programação cultural em museus começa dia 23
Tema da 18ª edução Primavera dos Museus é "Museus, Acessibilidade e Inclusão”
A 18ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, ocorrerá de 23 a 29 de setembro em Mato Grosso do Sul, promovendo uma série de atividades em museus do estado. O evento, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como objetivo ampliar o acesso e a inclusão nos espaços culturais, destacando o papel dos museus em garantir acessibilidade a todos os públicos.
A abertura oficial será no dia 23 de setembro, às 17h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com um colóquio sobre acessibilidade, seguido de outras atividades, como oficinas, exposições e debates ao longo da semana. A programação inclui reuniões técnicas, oficinas sobre acessibilidade, e ações educativas nas redes sociais, abordando temas como tecnologia assistiva para pessoas com deficiência.
Além das iniciativas no MIS e no MARCO (Museu de Arte Contemporânea), o Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (Siem-MS) promove encontros entre gestores culturais e discussões sobre a criação de rotas turísticas que integrem os museus.
Programação do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul – SIEM-MS
- 23 de setembro, 17h30 – Abertura oficial da 18ª Primavera dos Museus
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som (Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar).
Colóquio: “Museus, acessibilidade e inclusão”, com a participação de Telma Nantes de Matos (Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência) e Zirleide Silva Barbosa (Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas).
- 24 de setembro, 17h às 20h*– Reunião técnica com coordenadores de museus e casas de memória de Campo Grande.
Tema: "Turismo e Museus em MS – Propostas para uma rota turística".
Local: MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS (Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 1º andar).
Propostas da Fundação de Turismo de MS para dialogar com os coordenadores sobre a criação de uma rota turística que inclua museus.
- 25 de setembro, 14h – Colóquio e Debate
Tema: "Museu inclusivo e acessível em MS: O que já temos e o que pretendemos construir".
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som (Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar).
Reflexão sobre a inclusão nos museus, com foco em adaptação e treinamento da equipe para atender pessoas com deficiência.
- 27 de setembro, 15h às 17h – Participação no Encontro da REM – Rede de Educadores Museais.
Discussão sobre as contribuições de MS para a revisão do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).
O evento será virtual.
- 28 de setembro, 8h às 11h30 – Oficina “Acessibilidade em Museus, do Patrimônio ao Acesso”, ministrada por Felipe Sampaio.
Local: MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS (Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 1º andar).
Inscrições gratuitas por formulário Google Forms.
Programação do MIS
- 16 a 30 de setembro – Exposição "Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte" no MIS.
Horário: Segunda a sábado, 7h30 às 17h30.
- 26 de setembro, 9h às 11h – Workshop "Acessibilidade e Inclusão em Espaços Culturais de MS", com Ivone Ângela dos Santos.
Local: MIS.
Programação do MARCO
- 9 a 14 de setembro – Projeto Circula MARCO em Ponta Porã.
Visita mediada com obras de Conceição dos Bugres e oficina artística em escolas públicas.
- 23 de setembro, 9h30 às 18h – Ação educativa "Você sabia?" no Instagram do MARCO sobre tecnologias assistivas.
- 24 de setembro, 9h30 às 10h – Live no Instagram do MARCO com o Prof. Dr. José Aparecido da Costa sobre tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual.
- 25 de setembro, 9h30 às 18h – Oficina online "Retrato Falado" no Instagram do MARCO.
- 26 de setembro, 9h30 às 18h – Post no Instagram relembrando a exposição "Mulheres Artistas no Acervo do MARCO", com uso de tecnologias assistivas.
- 27 de setembro, 9h30 às 18h – Disponibilização de QR Code Audiodescrito da obra "Totem de Três Cabeças" de Conceição dos Bugres no Instagram do MARCO.
Veja Também
Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025
Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni
Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso
Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória