Estudantes da UFMS utilizam peças de Lego para criar supermercado vegano
Projeto busca tornar o aprendizado mais dinâmico e prático, explorando temas como layout e arranjo físico de organizações

Estudantes do curso de Administração do Câmpus do Pantanal (CPan) estão participando de um projeto inovador que utiliza blocos de Lego para aplicar conceitos de gestão de operações. Idealizado pela professora Joice Chiareto, o projeto "Gestão de Operações: a criação de um supermercado vegano com Legos" busca tornar o aprendizado mais dinâmico e prático, explorando temas como layout e arranjo físico de organizações.
A atividade, contemplada por um edital da Pró-Reitoria de Graduação, conta com 41 estudantes, incluindo bolsistas e monitores, e é dividida em etapas: aulas teóricas, pesquisa, desenvolvimento de layouts em papel e, finalmente, a montagem com Lego. O projeto também promove reflexões sobre padrões de consumo, ao desafiar os estudantes a criar layouts para supermercados exclusivamente veganos, considerando a predominância do consumo de carne na região.
Os participantes destacaram os benefícios da experiência, como o desenvolvimento de habilidades práticas, pensamento espacial, criatividade e solução de problemas. “A prática facilitou muito o aprendizado e ajudou a entender melhor conceitos de logística, eficiência e otimização de espaço”, afirmou o estudante Thielly Duran Gonçalves.
A professora Joice ressaltou que a proposta só foi possível graças ao edital, que garantiu recursos para aquisição de materiais. O projeto segue até março de 2026, com mais edições previstas para o próximo ano. "O uso do Lego proporcionou um aprendizado mais interativo e alinhado às necessidades de formação do administrador", concluiu a professora.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX