Geral

Estudantes da Rede de Ensino participam do Regional de Ginástica Rítmica

Equipe de ginastas tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Cinco estudantes-atletas da Rede Estadual de Ensino participam do Torneio Regional Centro-Oeste de Ginástica Rítmica. A competição acontece em Goiânia (GO) neste fim de semana, de 11 a 13 de agosto. A equipe de ginastas tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Sob orientação das professoras Nathália Borges de Oliveira e Tailaine Ocampos da Silva, as atletas estudam nas escolas estaduais Professor Ulisses Serra e Professora Fausta Garcia Bueno, de Campo Grande. Elas integram o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), coordenado pela Fundesporte junto à SED (Secretaria de Estado de Educação), que oferece treinamento desportivo para crianças e jovens no contraturno das aulas.

Representam o estado as ginastas Maisa Borges Rojas, Fernanda Rafaela Soares, Klarissa Vitória Godoy, Gabriely Armoa e Lavínia Matas. Para a técnica Tailaine Ocampos, a competição na capital goiana é uma experiência única para as ginastas. Elas vão para as disputas na categoria juvenil (13 e 14 anos de idade) e buscarão medalhas nos aparelhos arco, bola e três cordas.

“Nossa participação no Regional incentiva as alunas-atletas a terem uma visão diferente da modalidade, mostrando que podem ir além do que imaginam, e proporciona uma nova vivência. Algumas meninas que vieram nunca nem tinham saído de Campo Grande, muito menos viajado de avião. Treinamos muito e estamos confiantes em obter ótimas colocações”, destaca a professora de Educação Física.

Além de incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade, o Prodesc objetiva identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. “É muito importante a presença do Prodesc nas escolas. Hoje, temos algumas alunas antigas que se descobriram na modalidade, se formaram em Educação Física e são professoras de ginástica rítmica. O programa também é capaz de melhorar a qualidade vida e o rendimento escolar”, completa Tailaine.

Atualmente, o Prodesc atende aproximadamente 30 mil alunos, de 310 escolas estaduais, em 73 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas (convencionais e paralímpicas), individuais e coletivas.

Confira neste link a programação e mais detalhes do Torneio Regional Centro-Oeste de Ginástica Rítmica.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande