Estudantes da Escola Sesi vão apresentar oito projetos na Fetec MS
De sono a tecnologia, projetos abordam temas variados na maior feira científica do MS
A relação entre sono e aprendizagem é um tema central na pesquisa desenvolvida por Pedro Antônio Vilerá, Gabriel Alves e Hyan Vasconcelos, alunos da Escola Sesi de Aparecida do Taboado. Orientados pelo professor Mohab Pedroso, os estudantes elaboraram um projeto que será apresentado na 14ª Fetec MS, feira de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro na Cidade Universitária, em Campo Grande.
O projeto investiga como a falta de sono afeta o desempenho escolar de crianças e adolescentes, especialmente em um cenário onde o uso excessivo de tecnologia tem gerado padrões irregulares de sono. O estudo busca evidenciar que dificuldades na vida escolar podem estar ligadas a essa questão.
Durante o ano letivo, a Escola Sesi incentiva a pesquisa e a exploração científica entre os alunos. Segundo Washington Luiz de Oliveira Carvalho, articulador de iniciação científica da Rede Sesi, os estudantes são incentivados a identificar problemas na sociedade e desenvolver projetos de pesquisa que proponham soluções.
Os projetos apresentados na Fetec MS são de alunos do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de instituições públicas e privadas, e a visitação à feira é gratuita. Além da mostra de projetos, o evento contará com palestras e oficinas, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências.
Outros projetos da Escola Sesi incluem temas como bioplásticos sustentáveis, biodegradação de microplásticos, controle de pragas em hortaliças e a percepção sobre queimadas no Pantanal, todos focando em soluções inovadoras e sustentáveis para desafios contemporâneos.
Veja Também
Docente da UEMS tem livro como base em matéria do The New York Times
TRE-MS mantém plantão de atendimento no período festivo