Diário Digital
 
Geral

Estudantes da área de Saúde levaram informações sobre dengue aos bairros

Parceria entre Prefeitura, Fiocruz, UFGD e UEMS quer conscientizar sobre importância da vacinação

|
Laura Cação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/Sems)

A Prefeitura de Dourados está intensificando, neste mês de abril, a campanha de vacinação contra a dengue. Até o dia 30, os douradenses podem receber a primeira dose da vacina Qdenga, fornecidas pelo laboratório japonês Takeda Pharma em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sems). Quase 50 mil pessoas foram vacinadas até agora.

Para conscientizar a população sobre a importância de se vacinar, a Sems e a Fiocruz firmaram parceria com o curso de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A partir de quinta-feira (11), os acadêmicos vão visitar os bairros de Dourados para conversar com as pessoas sobre a doença.

Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, participou, desta terça-feira (9), de reunião com o médico infectologista Julio Croda, da Fiocruz, e com representantes das universidades e acadêmicos. Ele explica que a participação desses estudantes da área de Saúde será de levar à população informações sobre a dengue e como a vacina pode protegê-los.

“Os acadêmicos vão visitar residências e comércios para entregar panfletos, orientar e explicar sobre a doença e a eficácia da vacina Qdenga. É uma ação conjunta entre a Prefeitura, Fiocruz e as universidades para orientação da população. Não serão eles os fazedores de vacina. Para isso, as pessoas devem comparecer nos postos de saúde ou em um dos diversos pontos móveis que vão funcionar pela cidade durante todo o mês”, explica.

A vacina contra a dengue é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, que atendem de segunda a sexta-feira, além da Sala de Vacinação do PAM, que atende também aos sábados. Para facilitar o acesso da população ao imunizante, a Sems organiza uma série de ações com pontos de vacinação móveis em empresas, comércio e um ponto fixo na Praça Anônimo João. 

Podem se vacinar, nos postos de saúde, moradores de Dourados entre 4 e 59 anos. Já nas ações externas organizadas pelo Núcleo de Imunização, a faixa etária permitida é de 18 a 59 anos.

Veja Também

Casa de shows é condenada por poluição sonora na Capital

MPMS intensifica proteção às mulheres com atualização do formulário

Decisão da UFMS sobre professor condenado gera ondas de protesto

“Trabalhamos com um olhar apurado no presente, já planejando o futuro”, diz prefeita sobre investimentos na Capital

AddThis Website Tools