Estudante de Direito é premiada por estudo sobre trabalho infantil
Concurso teve como objetivo incentivar reflexões sobre temas relevantes para a sociedade
A jovem acadêmica de 19 anos, Anna Beatriz Garcia Rodrigues, estudante do sexto semestre de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), conquistou o primeiro lugar no 1º Concurso de Resumo Expandido, promovido pelo Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua do Curso de Direito da UCDB (DACLOBE). O concurso teve como objetivo incentivar reflexões e estudos aprofundados sobre temas relevantes para a sociedade, atraindo a participação de estudantes da área jurídica.
Sob a orientação da doutoranda Hanae Shiota, a estudante apresentou o tema intitulado "O trabalho infantil: O contexto brasileiro a partir dos dados do IBGE com vistas à meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)". A acadêmica se destacou ao abordar a persistente questão do trabalho infantil no Brasil e a necessidade de medidas para seu combate, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O trabalho foi avaliado por uma banca composta por mestres e doutores em Direito, incluindo professores da UCDB e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Além de atuar como conselheira fiscal do DACLOBE, a estudante é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Sua produção será publicada na edição de janeiro de 2025 da revista Multimídias da UCDB, ampliando a visibilidade de seu trabalho e consolidando a relevância de discussões sobre direitos sociais entre futuros profissionais do Direito.
Veja Também
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas