Estado poderá ter data para celebrar a cultura reggae
Na data, poderão ser realizados eventos, festivais, oficinas, palestras e outras atividades de valorização do reggae
Primeiro de julho pode se tornar o dia de celebração da cultura reggae em Mato Grosso do Sul. A data, que homenageia o músico Lincoln Gouveia e que coincide com o Dia Internacional do Reggae, consta no Projeto de Lei 118/2024, protocolado pela deputada Gleice Jane (PT) nesta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa. Ex-vocalista da banda Canaroots e ícone do reggae, Lincoln Gouveia faleceu em junho de 2021, em Campo Grande.
De acordo com a proposta, o “Dia Estadual do Reggae será dedicado à promoção, valorização e divulgação da cultura reggae no Estado de Mato Grosso do Sul, abrangendo atividades culturais, educacionais e sociais que reforcem os valores de paz, união e consciência social”. Na data, poderão ser realizados eventos, festivais, oficinas, palestras e outras atividades de valorização do reggae.
A data escolhida é uma homenagem a Lincoln Gouveia, nascido em 1º de julho de 1983 e falecido em 17 de junho de 2021. O artista, conforme destaca a deputada Gleice Jane na justificativa da proposta, inspirou “gerações com sua música e mensagem de paz, união e consciência social”. A data também coincide com o Dia Internacional do Reggae, o que, de acordo com a parlamentar, amplia o alcance e a relevância da iniciativa para a comunidade reggae global.
“O reggae, com suas raízes na Jamaica, tornou-se um gênero musical universal, enraizado na cultura brasileira e sul-mato-grossense, influenciando inúmeros artistas e promovendo valores de justiça social e espiritualidade. A criação do Dia Estadual do Reggae visa reconhecer e valorizar a contribuição significativa desse gênero musical para a identidade cultural e social de nossa comunidade”, argumentou a deputada.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa)
Veja Também
Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica
Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos
Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe