Estado confirma mais de mil casos de dengue em uma semana
Mato Grosso do Sul apresenta mais de mil casos de dengue confirmados em uma semana. É o que indica o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 16 de março, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nenhum óbito decorrente da doença foi constatado.
Ao todo, o Estado possui 5.550 casos confirmados desde o primeiro dia do ano e 13.235 casos em investigação. O município com a maior incidência de dengue é Batayporã, com 381 prováveis casos da doença, seguido de Bodoquena (260) e Jaraguari (173). A capital ocupa a 70º, com 520 registros suspeitos.
Ainda, conforme o levantamento, os maiores registros de casos de dengue foi entre jovens de 20 a 29, com 20,52% do total de possíveis confirmações. A SES estima que cerca de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão nas casas, por isso, a importância de se cuidar de todos os espaços.
Confira as dicas:
• Evite água parada, em qualquer época do ano;
• Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua;
• Guarde pneus em locais cobertos;
• Remova galhos e folhas de calhas;
• Não deixar água acumulada sobre a laje;
• Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas.
• Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116