Geral

Estado abre consulta pública da população trans para aprimorar cuidados

Dois questionários, para funcionários da saúde e público geral, estão abertos a respostas até o dia 10 de Outubro

|
Redação
(Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

A Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), participou da Expopet Cuiabá nos dias 7 e 8 de Setembro. No mesmo período, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (MS) realizou o evento "Diálogos sobre saúde trans", que incluiu o lançamento de uma consulta pública para discutir os ambulatórios trans no estado.

O evento reuniu representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), coordenadores da Associação das Travestis e Transexuais de MS (ATMS), Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e movimentos sociais, além da população trans.

Consulta pública foi apresentada em evento "Diálogos sobre saúde trans", na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

Luan Henrique da Silva Souza, membro do IBRAT/MS, destacou a importância de se discutir a saúde trans com a participação direta da comunidade. Ele relatou sua experiência pessoal de constrangimento durante um exame médico, ressaltando a necessidade de um atendimento mais humanizado e inclusivo para pessoas trans.

Digitador, Luan Henrique compartilhou experiência de atendimento em saúde, ao lado da coordenadora da ATMS, Mikaella Lima. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

Bel Silva, assistente social e mulher trans, falou sobre os desafios do binarismo no atendimento de saúde, enfatizando a urgência de um cuidado integral que vá além da hormonização, considerando também as condições de vida da pessoa trans. Vagner Campos, subsecretário de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, reforçou a importância de construir políticas públicas que realmente impactem a população. 

Mestre em saúde da família e servidora da SES, a assistente social Bel Silva falou das experiências profissionais e pessoais na saúde. Na mediação, esteve a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante da Costa.

A defensora pública Thaísa Defante, coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), destacou a relevância do debate e a importância da consulta pública para melhorar o atendimento à população trans no sistema de saúde.

A consulta pública estará aberta até 10 de Outubro de 2024 e permitirá que a população trans e profissionais de saúde contribuam para a revisão e aprimoramento da Linha de Cuidado do Processo Transexualizador em Mato Grosso do Sul.

Links para participar da consulta:
- Para a população trans: [Clique aqui para acessar o formulário].
- Para profissionais de saúde: [Clique aqui para acessar o formulário].

A consulta pública será encerrada no dia 10 de outubro de 2024. 

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116