Espetáculos que dialogam com a cultura indígena são retomados
'Travessia' será apresentado, pela primeira vez em Dourados, no próximo sábado, 30 de julho, às 16h


Após breve intervalo, o Projeto de Extensão Arte na Praça retoma suas atividades no Teatro da Praça da Juventude com o espetáculo para crianças “Travessia”, uma produção do Núcleo Coelhos Mordem, e “Jaity Muro”, do grupo Orendive Teatro Intercultural. As apresentações terão entrada gratuita, sujeitas à lotação do espaço (60 lugares).
“Travessia” será apresentado, pela primeira vez em Dourados, no próximo sábado, 30 de julho, às 16h. A encenação é inspirada na cosmovisão dos povos originários Guarani da terra sem males e narra a jornada de uma mulher pelos territórios fronteiriços do estado de Mato Grosso do Sul.
O Núcleo Coelhos Mordem nasceu no ano de 2018 na cidade de Uberlândia/MG e em 2020 passou a realizar ações em Naviraí/MS. De acordo com os coordenadores do Arte na Praça, “suas práxis voltam-se às poéticas que brotam de Abya Yala (Terra em florescimento) e visam realizar intercâmbios com outras artistas de nosso sul global”. O espetáculo Travessia, de 2021, criado em Naviraí, é um projeto em colaboração e parceria com artistas de Mato Grosso do Sul.
Já no domingo, 07 de agosto, às 19h, o grupo Orendive Teatro Intercultural apresenta o trabalho “Jaity Muro”, que traz para cena as vivências de uma mulher Kaiowá e uma mulher não indígena com a cidade de Dourados. O trabalho estreou em 2018 e, em 2022, a dramaturgia foi publicada em versão bilíngue (português/kaiowá). O grupo é formado por artistas e professoras da cidade de Dourados/MS.
Espetáculo teatral para crianças: Travessia, com o Núcleo Coelhos Mordem
Sábado, dia 30/07, às 16h, no Teatro da Praça da Juventude.
Classificação: livre.
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (60 lugares). Recomendamos o uso de máscaras de proteção dentro do teatro.
Veja Também
TJMS abre seleção para estágio de Direito em Amambai
Bonito inicia processo de regularização da Rota Boiadeira
Corumbá inscreve dez projetos no Novo PAC 2025
Fundação de Cultura inicia escutas públicas para atualizar Sistema Estadual de Cultura