Espetáculo natural: Lagoa Misteriosa muda de cor em MS
Com o fim da temporada azul, o cenário cristalino e de visibilidade impressionante dá lugar ao verde-esmeralda

A Lagoa Misteriosa, um dos principais atrativos de ecoturismo de Jardim (MS), inicia um novo capítulo de seu ciclo natural. Com o fim da temporada azul, o cenário cristalino e de visibilidade impressionante dá lugar a uma nova paisagem: a temporada verde, marcada pela proliferação sazonal de microalgas que transformam o tom das águas em um fascinante verde-esmeralda.
O fenômeno é totalmente natural e ocorre todos os anos, geralmente entre os meses de outubro a março, quando o aumento da temperatura média diária acima de 26 °C favorece o surgimento das microalgas. Esse processo altera temporariamente a coloração e a transparência da lagoa, oferecendo aos visitantes uma visão diferente — e igualmente encantadora — deste santuário natural.
A Lagoa Misteriosa é conhecida por suas águas profundas e pela experiência única de flutuação e mergulho em um ambiente cercado por natureza exuberante.
Durante a temporada verde, permanece disponível a modalidade de Mergulho com Cilindro Avançado, exclusiva para mergulhadores certificados Advanced Open Water Scuba Diver. A atividade permite descer até 30 metros de profundidade, ultrapassando a camada de algas para encontrar novamente as águas azuis e cristalinas que fazem jus ao nome “Misteriosa”.
Quando as temperaturas voltam a cair, ocorre a chamada inversão térmica, que restabelece gradualmente a transparência das águas e anuncia o retorno da temporada azul, normalmente a partir de abril.
"Desde 2008, temos buscado compreender a Lagoa Misteriosa — e a natureza, com sua sabedoria, sempre nos ensina que tudo acontece no tempo dela, não no nosso. Às vezes queremos acelerar os processos, mas ela nos lembra que é preciso paciência. Este ano foi especial e diferente de muitos outros. Lembro que em 2012 ou 2014 a Lagoa permaneceu azul por mais tempo, e agora, em 2025, isso voltou a acontecer. Encerramos a temporada azul apenas agora, em outubro — algo raro, já que normalmente a coloração verde surge entre 15 e 22 de setembro. Ela realmente foi longe", revela João Gomes, instrutor de mergulho que atua no atrativo.
Outro fato marcante que ele destaca foi que, quando a Lagoa ficou azul, atingiu 100% da transparência — sem alternar entre tons esverdeados como em anos anteriores. "Tivemos períodos de calor intenso, um dos fatores que favorece o aparecimento das microalgas responsáveis pela mudança de cor, mas mesmo assim, em alguns pontos, o azul persistiu mesmo durante o início da fase verde".
João avalia que o trabalho que é realizado desde 2009, com ações de reflorestamento e manejo da matéria orgânica — vem mostrando resultados visíveis. "Cada ciclo é um aprendizado e uma confirmação de que cuidar e respeitar o tempo da natureza é o caminho certo. Agora começa a temporada verde — e, como sempre, ela também promete ser um espetáculo à parte", conclui.
Mais do que uma mudança de cor, a transformação da Lagoa Misteriosa representa a força e a beleza dos ciclos naturais — um lembrete de que a natureza está em constante renovação, revelando novas formas de encanto a cada estação. As reservas para o mergulho com cilindro na Temporada Verde são feitas com as agências de turismo da região.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX