Escritor Fábio do Vale é novo imortal da Academia de Letras de MS
Cadeira de nº 14 teve como primeiro ocupante o saudoso acadêmico Jorge Antônio Siufi
Em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira, 13, na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, e coordenada pelo presidente acadêmico Henrique de Medeiros, a instituição elegeu o escritor e professor Fábio do Vale para ocupar a Cadeira nº 14, na sucessão do saudoso acadêmico Hermano de Melo. Referida Cadeira teve como primeiro ocupante o saudoso acadêmico Jorge Antônio Siufi.
Regularmente inscrito, conforme exigências estatutárias da Academia, e agora eleito por maioria de votação geral em plenário da Casa de Letras, o escritor Fábio do Vale, será diplomado e tomará posse solene como novo Imortal da ASL, em data a ser marcada, na mais tradicional entidade literária do Estado.
O novo titular da Cadeira 14 da ASL – Residente em Campo Grande, cidade onde nasceu, Fábio Pereira do Vale Machado é graduado em Letras e Pedagogia. Escritor e professor com doutorado e pós-doutorado em estudos de Linguagens, é autor das seguintes obras publicadas: O Refém do Abandono (romance), Candelabro Poético (poemas), A Voz e a Resistência Feminina na Obra Senhorinha Barbosa (romance), e Dificuldades de Aprendizagem na Infância (teórico).
Em coautorias, integra outras relevantes publicações e pesquisas. É coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade Insted. É professor dos segmentos universitário, pré-vestibular e também colegial, e pesquisador de Literatura Contemporânea e da América Latina.
A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) – referência cultural do estado, sediada em Campo Grande, na Rua 14 de Julho n° 4653, Altos do São Francisco, a ASL comemorará, neste próximo mês de outubro, 52 anos de fundação, história e intensas atividades literoculturais, registrando, ao longo da sua existência, a fiel defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual.
A ASL, que – como a ABL – é composta por 40 Cadeiras, tem como finalidades principais: incentivar o interesse pelo idioma nacional e pelas literaturas nacional e estadual; realizar estudos dos problemas de interesse cultural que preocupam o mundo contemporâneo; buscar a maior aproximação entre os representantes da cultura nacional e estadual, estabelecendo e mantendo relações de intercâmbio com entidades culturais do país e do exterior; promovendo e participando de congressos, simpósios, seminários, conferências e palestras, bem como fomentando o desenvolvimento das belas artes, em qualquer das suas diversas manifestações. Maiores informações no site institucional: www.acletrasms.org.br .
Veja Também
Forte calor: relatório indica intensa mortandade de corais em 2024
Tecnologia oferece menor tempo e mais precisão no diagnóstico de brucelose
Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos
Pesquisador investiga cartas escritas por indígenas em 50 anos