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Escolas de MS serão premiadas pelo Jogo Coopera Cerrado

Treze escolas do Estado participaram da jornada e cumpriram desafios

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Redação
(Foto: Divulgação)

O município de Campo Grande irá sediar, nesta quinta-feira, 04/04, o Encontro Coopera Cerrado, destinado a premiar as escolas participantes da Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável e do Jogo Coopera Cerrado do ano de 2023. 

O evento será realizado no Sindicato Rural de Campo Grande, às 9h, e contará com a participação de representantes de cada escola – estudantes e professores – e algumas instituições parceiras, como prefeituras e Secretarias de Educação do estado.

Todas as escolas que participaram da jornada e realizaram as missões e desafios propostos pelo Jogo Coopera Cerrado vão ser premiadas na ocasião, sendo 13 escolas no estado de Mato Grosso do Sul:

Os patamares de premiação consistem nos níveis Básico, Top e Super, com o valor do prêmio começando a R$2 mil e podendo ir até R$8 mil. Além disso, as escolas premiadas na categoria Super, e que tenham realizado interações com outras instituições, ganham um valor adicional de R$10 mil, classificando-se na categoria Super Sustentável, premiação destinada a uma escola por Estado.

Com isso, o Jogo não se torna uma competição, mas uma colaboração entre os participantes e as escolas. Ou seja, quanto mais elas cooperaram e compartilharam benefícios entre si e entre a comunidade escolar, mais pontuam. Em maio, as escolas que alcançaram a categoria super sustentável serão premiadas em um evento em Brasília.

Sensibilização nas escolas - As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável tem como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, do campo e urbanas, sobre a temática sustentável. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária.

Por meio da Jornada de Aprendizagem, que é constituída por 6 etapas, crianças e jovens são inspirados a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.

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