Escola do Legislativo oferece Módulo II do Curso de Libras
Servidores conheceram a vendedora surda e puderam colocar em prática os aprendizados do curso


A Escola do Legislativo da Câmara de Dourados promoveu no ano passado o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores. Agora, em 2024, o curso está em seu segundo módulo, e em uma aula prática, os alunos tiveram a oportunidade de receber a vendedora do Shopping Avenida Center em Dourados, Bruna, que é surda, e se comunicou com os servidores através da Língua de Sinais.
O professor Aurélio Alencar, graduado em Libras e mestre em Educação, é o responsável pelo curso. Durante a aula, Aurélio levou os alunos até a loja em que Bruna trabalha para que eles pudessem se apresentar para a jovem. Nesse dia, Aurélio convidou Bruna para participar da aula do curso e trocar suas experiências com os servidores da Câmara.
“É de extrema importância que os alunos possam vivenciar a prática, principalmente porque parte dos servidores faz parte da equipe da recepção da Câmara, e ter a prática da Língua de Sinais torna a Casa de Leis mais inclusiva, além de capacitar os profissionais”, ressalta o professor.
Bruna contou suas experiências para os servidores, disse que trabalha na loja há três anos e atualmente exerce um cargo de liderança dentro do comércio, mas o início de sua jornada não foi fácil, ela só teve contato com um intérprete de Libras na escola quando fez 12 anos, e hoje, aos 27, ela usa suas redes sociais para ensinar dicas de maquiagem à outros surdos através das libras.
A vendedora falou sobre as dificuldades que passa e afirmou que as pessoas ainda não sabem lidar com os surdos, mas explica que sempre tenta ter paciência para ensinar e se comunicar, e que isso também pode servir de aprendizado para todos. Bruna deseja que cada vez mais as pessoas aprendam a se comunicar através da Língua de Sinais.
Curso para o público externo - Além do curso voltado aos servidores da Casa de Leis, na próxima quinta-feira, dia 25, terá início o curso de Libras para a comunidade externa. Aurélio conta que todos os vendedores do Shopping Avenida Center foram convidados, além de comércios da região. “O objetivo do curso é tornar o comércio mais inclusivo e preparado para atender à comunidade surda de Dourados. As inscrições estão sendo realizadas na recepção da Câmara de Vereadores, localizada no Shopping Avenida Center”, afirma.
Veja Também
TJMS avalia uso de inteligência artificial para análise de petições iniciais
AcolhEduc promove inclusão linguística de imigrantes em Dourados
Trabalhador é resgatado de fosso de oito metros de profundidade em MS
