Geral

Escola de Música da UFMS tem 375 vagas em cursos de instrumentos e coros

Inscrições abertas até 10 de março; aulas são gratuitas, com taxa semestral de R$ 250

|
Redação
(Foto: Reprodução UFMS)

A Escola de Música da UFMS está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 10 de março, para aulas de instrumentos de cordas, sopro e coros. São 375 vagas disponíveis, sem cobrança de mensalidades, e abertas à comunidade.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com uma taxa única semestral de R$ 250, destinada à manutenção das atividades. Há aulas de violino, violão, flauta doce, flauta transversal e clarinete, voltadas para crianças a partir de 7 anos e adultos. Os coros incluem o Projeto Coral Infantojuvenil (PCIU!), para crianças e jovens de 8 a 18 anos, e o CanteMus, voltado para adultos interessados em técnica vocal para amadores.

Aprendizado musical e desenvolvimento cognitivo

O coordenador da Escola de Música e professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Marcelo Fernandes, destaca a importância do ensino musical, especialmente para crianças.

“O aprendizado da música abre uma nova linguagem e tem um impacto enorme na capacidade cognitiva das crianças. Quem vê de fora pode achar que é apenas diversão, mas há muitos processos cognitivos ativados quando uma criança toca um instrumento”, explica.

Novidade em 2025: Revisão teórica para vestibulandos

Além das aulas práticas, a Escola de Música passa a oferecer, em 2025, aulas de revisão teórica para aqueles que pretendem prestar o Vestibular UFMS no curso de Música.

“Fizemos um experimento no ano passado, mas agora o curso estará disponível durante todo o ano, auxiliando os candidatos na preparação para o ingresso na universidade”, explica Fernandes.

Inscrição e isenção da taxa

Os interessados devem se inscrever pela página da Escola de Música da UFMS, preenchendo o formulário de matrícula e anexando o comprovante de pagamento da taxa.

A isenção da taxa de matrícula está disponível para:

  • Alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (limitada a 20% das vagas de cada turma).
  • Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMS em situação de vulnerabilidade socioeconômica (limitada a 10% das vagas de cada turma).

Veja Também

Atuação do MPMS obriga Campo Grande a criar Plano Anual de Limpeza

Praça Ary Coelho tem Casa do Papai Noel e muitas luzes; veja fotos

Mãe e filha morrem em acidente envolvendo três veículos

Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete