Geral

Escola campeã de Campo Grande será conhecida nesta quarta-feira

|
Redação

Resultado da disputa pelo título de Escola de Samba campeã do Carnaval 2020 de Campo Grande, será conhecido no começo da noite desta quarta-feira (26). Isto porque a apuração oficial está marcada para as 16h, no teatro de arena do Horto Florestal, ao lado do Instituto Mirim, na Vila Sargento Amaral.

O local tem sido palco da apuração nos últimos anos, principalmente pelo espaço disponível para a presença das torcidas, acostumadas a levar charanga e ritmistas das baterias das escolas. Eles se posicionam nas arquibancadas separadas por alambrados.

Este ano, 18 jurados do Rio de Janeiro aplicaram as notas para 9 quesitos avaliados durante o desfile: Bateria, Samba Enredo, Comissão de Frente, Evolução, Fantasia, Enredo, Harmonia, Alegoria e Adereços, Mestre Sala e Porta Bandeira. É um grupo formado por pessoas experientes no mundo do samba, acostumadas a avaliar escolas em diversos estados.

Conforme determina o regulamento, eles ministraram notas de 7 a 10, com permissão para fracionar em casas decimais. Exemplo: nota 7,1. Os jurados chegaram na segunda-feira, dia 24, e ficaram incomunicáveis, inclusive nas três torres espalhadas ao longo dos 350 metros da Passarela do Samba, na Rua Alfredo Scaff, ao lado da Praça do Papa.

A decisão de trazer jurados de fora do Estado, foi unânime entre os presidentes das 9 escolas afiliadas a Lienca CG-Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande/MS. O grupo possui seu próprio “know How” de Trabalho e privilegia a segurança do sigilo das notas, sobretudo no lacramento dos envelopes após o desfile. Além de cola, passam fita adesiva ao redor de cada um dos envelopes.

Sete escolas disputam o tipo em um único grupo: GRES Unidos do Aero Rancho; GRES Unidos do Bairro do Cruzeiro; GRES Catedráticos do Samba, que desfilaram dia 24; e GRES Igrejinha (terceira colocada em 2019); GRES Unidos da Vila Carvalho (campeã em 2019); GRES Deixa Falar; e GRES Os Catedráticos do Samba.

Não há mais rebaixamento, apenas uma punição pecuniária. A última colocada recebe 30% a menos de repasse de verba oficial. Essa pratica foi aprovada por todos os presidentes em 2019 e passou a ser executada a partir deste ano.

Veja Também

Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias

MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados

Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido