Geral

Equipe da UFGD participa da 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign

Evento reuniu equipes de mais de cinquenta universidades brasileiras

|
Redação
Aeromodelo desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia da UFGD (Foto: Nycolas Fróes)

A Equipe Aracuã de Aerodesign da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) representou a instituição na 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign, realizada em São José dos Campos (SP). O evento, promovido no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), reuniu equipes de mais de cinquenta universidades brasileiras.

A comitiva da UFGD contou com 14 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, acompanhados pelo piloto e pelo professor orientador Ramón Eduardo Pereira Silva. Antes da competição, a equipe realizou voos de ajuste no Clube de Modelismo Urbanova e visitou o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde conheceu laboratórios especializados em combustão, propulsão e engenharia aeronáutica.

Aquipe Aracuã de Aerodesign da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign, realizada em São José dos Campos (SP)(Foto: Nycolas Fróes)

Durante o evento, a equipe visitou o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e participou da exposição de aeronaves no ITA, interagindo com grandes empresas do setor, como Embraer e Boeing. A competição na pista começou em 1º de novembro, e a aeronave da Equipe Aracuã, chamada MAU-2024, completou com sucesso três voos, mas não avançou para a última etapa.

Para Mateus Maia Fabro, aluno de Engenharia de Energia, a experiência vai além do conhecimento acadêmico: “Estar em uma competição com equipes de todo o país nos dá uma percepção mais apurada sobre a importância do nosso trabalho”. Nycolas Silva Fróes, de Engenharia da Computação, destacou o valor prático da experiência, enquanto Maurício Menegatti Andrade, de Engenharia Mecânica, ressaltou o desenvolvimento de habilidades interpessoais, importantes para a carreira.

Veja Também

Forte calor: relatório indica intensa mortandade de corais em 2024

Tecnologia oferece menor tempo e mais precisão no diagnóstico de brucelose

Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos

Pesquisador investiga cartas escritas por indígenas em 50 anos