Diário Digital
 
Geral

Entenda os dois modelos de eleição: proporcional e Majoritário

Sistema majoritário de votação é adotado para os cargos do Poder Executivo

|
Redação
AddThis Website Tools
Urna eleitoral (Imagem: Divulgação)

Entenda como funciona as eleições que vão definir os próximos 4 anos na politica municipal. Os modelos das eleições são dividas em duas modalidades, sendo eleições majoritária e a proporcional.

O sistema majoritário de votação é adotado tanto para os cargos poder executivo (Presidente da Republica, Governador e Prefeito), quanto no poder Legislativo (Senador), que segue o candidato mais votado. Nesse modelo ganha quem tiver a maioria absoluta ou simples dos votos, obtendo mais de metade dos votos válidos (sem contar os brancos e os nulos).

Já a maioria simples elege quem receber mais votos.

No caso das eleições para prefeituras com menos de 200 mil eleitores e para o Senado, basta a maioria simples: quem tiver mais voto se elege.

Já o sistema proporcional, é o modelo que ocorre nas eleições para  a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa,  Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais, não são consideradas apenas as votações nominais dos candidatos, mas também é ponderado o total de votos dados ao partido ou á federação partidária.

O mandato pertence a legenda, e não ao candidato. Quanto mais votos um partido receber, mais vagas ele vai ter, por isso o sistema é chamado de proporcional. Nesse modelo, o eleitorado pode escolher também votar apenas no partido - esse é o chamado voto de legenda. Além disso, ao votar em alguém, mesmo que essa pessoa não seja eleita, o voto pode ajudar a eleger outra pessoa da mesma agremiação. 

Veja Também

Sesi inicia campanha de vacinação contra a gripe para trabalhadores da indústria

TJMS abre seleção para estágio de Direito em Amambai

Bonito inicia processo de regularização da Rota Boiadeira

Corumbá inscreve dez projetos no Novo PAC 2025

AddThis Website Tools