Entenda os dois modelos de eleição: proporcional e Majoritário
Sistema majoritário de votação é adotado para os cargos do Poder Executivo
Entenda como funciona as eleições que vão definir os próximos 4 anos na politica municipal. Os modelos das eleições são dividas em duas modalidades, sendo eleições majoritária e a proporcional.
O sistema majoritário de votação é adotado tanto para os cargos poder executivo (Presidente da Republica, Governador e Prefeito), quanto no poder Legislativo (Senador), que segue o candidato mais votado. Nesse modelo ganha quem tiver a maioria absoluta ou simples dos votos, obtendo mais de metade dos votos válidos (sem contar os brancos e os nulos).
Já a maioria simples elege quem receber mais votos.
No caso das eleições para prefeituras com menos de 200 mil eleitores e para o Senado, basta a maioria simples: quem tiver mais voto se elege.
Já o sistema proporcional, é o modelo que ocorre nas eleições para a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais, não são consideradas apenas as votações nominais dos candidatos, mas também é ponderado o total de votos dados ao partido ou á federação partidária.
O mandato pertence a legenda, e não ao candidato. Quanto mais votos um partido receber, mais vagas ele vai ter, por isso o sistema é chamado de proporcional. Nesse modelo, o eleitorado pode escolher também votar apenas no partido - esse é o chamado voto de legenda. Além disso, ao votar em alguém, mesmo que essa pessoa não seja eleita, o voto pode ajudar a eleger outra pessoa da mesma agremiação.
Veja Também
Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
Procurador da República abre inquérito para investigar ação da PRF
Último fim de semana de 2024 tem espetáculos e shows gratuitos
Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio