Engenheiro agrônomo é multado por derrubar árvores e enterrar a madeira
Policiais ambientais apreenderam máquina escavadeira


Policiais Militares Ambientais de Cassilândia realizavam trabalhos de orientação relativa aos incêndios na operação Prolepse, com orientações e distribuição de folhetos sobre o tema, nas propriedades rurais do município e, em uma propriedade rural, localizada a 15 km da cidade ontem (1) verificaram que o proprietário estava realizando a derrubada de árvores nativas, fazendo buracos e enterrando a madeira ilegalmente.
Além disso, a equipe policial constatou no local, um incêndio em vegetação que estava em leiras oriundas da limpeza de pastagem. A queima controlada está proibida em Mato Grosso do Sul até o mês dezembro, mesmo para quem possuía licença e não havia realizado a queima.
O infrator possuía a licença ambiental para derrubar as árvores isoladas, que estavam em meio a uma pastagem, que ele fazia a mudança no uso do solo, para plantio de lavoura e necessitava remover as árvores, porém, qualquer exploração de material madeireiro com potencial econômico, as licenças condicionam o aproveitamento do material e o proprietário estava enterrando a madeira.

Normalmente isso é feito, porque as árvores são esparsas e o custo da retirada da madeira é maior do que a venda do material e, então, algumas pessoas enterram para burlar a fiscalização.
No local foi encontrada uma máquina escavadeira abrindo as valas e fechando-as com o material lenhoso nativo da supressão das árvores enterrado ilegalmente. A máquina escavadeira foi apreendida. O infrator (45), engenheiro agrônomo, residente em São Gabriel do Oeste, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 17.360,00. Ele também responderá por crimes ambientais.
Veja Também
Águas Guariroba apresenta práticas ESG em jornada sobre crise climática
UFGD abre inscrições para preencher vagas em 34 cursos de graduação
MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS