Diário Digital
 
Geral

Engenharia Civil do IFMS recebe nota máxima do MEC

Curso é o sexto do IFMS a obter conceito 5 e teve boa avaliação de salas de aula e laboratórios

|
Redação
AddThis Website Tools
Avaliação realizada em outubro por meio do Inep (Arquivo/DD)

O curso superior de Engenharia Civil do Campus Aquidauana (MS) é o sexto curso do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a conquistar nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A graduação obteve conceito 5 - numa escala que vai de 1 a 5 -, após avaliação realizada em outubro, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A coordenadora do curso, Milene Estrella, afirma que alcançar a nota máxima é uma grande conquista e uma forma de comprovar a qualidade da graduação ofertada pelo IFMS. Segundo ela, o curso segue rigorosamente as diretrizes traçadas pelo MEC.

"Esse processo de avaliação renovou as energias dos docentes, discentes e da direção. É um motivo de orgulho saber que, pelos olhares experientes e competentes dos avaliadores, o nosso curso e a instituição receberam um conceito de excelência”, comemora.

Ainda de acordo com a coordenadora, a avaliação serve para assegurar aos estudantes o acesso à educação de qualidade e garantir que o diploma de graduação tenha valor no mercado.

Avaliação - Os critérios abrangem as três dimensões previstas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

Entre os itens que asseguraram boas notas ao curso, de acordo com o relatório de avaliação, estão a experiência dos professores no mundo do trabalho, pois o “corpo docente procura se atualizar quanto à interação conteúdo e prática no contexto da Engenharia Civil”.

As salas de aula também receberam nota máxima, sendo avaliadas como “instalações novas e que passam por manutenção periódica, com conforto e equipamentos adequados".

Também foram elogiados os laboratórios, que “são confortáveis, passam por manutenção periódica e têm disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas”, na opinião dos avaliadores.

Curso - Ofertado no Campus Aquidauana desde 2018, o curso de Engenharia Civil é totalmente presencial e em turno integral.

A carga horária total é de 3.675 horas, com 375 horas de atividades de extensão e estágio curricular supervisionado de 160 horas. Por ano, são abertas 40 novas vagas.

Saiba mais na página do curso!

Conceito máximo - Anteriormente, o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, do Campus Campo Grande, a Licenciatura em Computação e o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, ambos do Campus Jardim, a Engenharia de Controle e Automação, do Campus Três Lagoas, e o curso de Tecnologia em Jogos Digitais, do Campus Dourados, obtiveram a conquista.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, o próximo curso a ser avaliado é o de Tecnologia em Processos Metalúrgicos, no Campus Corumbá.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo IFMS podem ser obtidas na página Graduação.

(Informações da assessoria de imprensa do IFMS)

Veja Também

Corumbá divulga cronograma de vacinação até 11 de Abril

Com praia interditada após ataques de peixes, Bonito diz ter gestão de segurança

Evento sobre mudanças na NR-1 chega a Dourados, Corumbá e Três Lagoas

#DDfaz14Anos: Livro de crônicas de Sylvia Cesco conta causos bem-humorados

AddThis Website Tools