Diário Digital
 
Geral

Enfermeiros pedem menor carga horária

|
Redação
AddThis Website Tools

Após o registro de dois casos de suicídio de profissionais de enfermagem neste início de ano em Campo Grande a categoria começa a semana co  protestos pela redução da jornada de trabalho de 44 para 30 horas semanais. Cléo Gomes, coordenadora do do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Institutos Federais de Ensino de MS – SISTA/MS disse que a categoria reivindica piso salarial para evitar discrepâncias que existem atualmente como no interior de Mato Grosso do Sul onde profissionais de enfermagem recebem salário de R$ 1,6 mil enquanto que na Capital tem salários de até R$ 3 mil/mensais.

No fim de semana já aconteceu uma manifestação na Praça do Rádio e hoje os enfermeiros da Santa Casa também farão uma manifestação na frente do hospital e devem decidir se entram em greve por tempo indeterminado. Além da reivindicação pela redução da carga horária eles também estão com salários atrasados e a  direção  a Sociedade mantenedora do hospital ainda não p quitou o 13º salário.

“Não podemos mais conviver com esse tipo de coisa. Precisamos acabar com essas discrepâncias e valorizar os profissionais com salários dignos e condições de trabalho condizentes com as funções”, afirma a coordenadora.

Os dois casos, segundo o SISTA/MS demonstra bem a pressão que os profissionais de enfermagem trabalham. Tem sido comum casos de estresse e de outros problemas de saúde entre os profissionais que vivem sob constante pressão por conta de um trabalho exaustivo físico e psicologicamente. “A redução da carga horária para 30 horas semanais deverá proporcionar mais qualidade de vida para esses importantes profissionais da nossa comunidade”, ressalta Waldevino Basílio, coordenador geral do SISTA/MS.

Veja Também

Abertas inscrições para simpósio de economia circular no Pantanal

Polícia Civil e IAGRO apreendem quase duas toneladas de carne imprópria para consumo em Selvíria

Operada pelo Cemtec-MS, primeira estação meteorológica instalada no Pantanal começa a transmitir dados

Festival América do Sul 2025 registra recorde na coleta de resíduos recicláveis

AddThis Website Tools