Geral

Energisa orienta sobre os principais cuidados no período chuvoso

Ventos e raios pode ocasionar quedas de árvores e rompimento de cabos de rede elétrica

|
Redação
(Foto: Divulgação Energisa)

O período de chuvas acompanhado de fortes ventos e raios pode ocasionar quedas de árvores e lançamento de objetos na rede elétrica, provocando o rompimento de cabos. Diante do alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de chuvas intensas e tempestades em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, a Energisa reforça os principais cuidados de segurança para evitar acidentes neste período chuvoso.

“Em casos de objetos lançados na rede elétrica ou rompimento de cabos, a orientação é não se aproximar do cabo, pois pode provocar choque elétrico. A Energisa deve ser imediatamente acionada, pois somente profissionais autorizados pela distribuidora devem fazer intervenções na rede elétrica”, explica Helier Fioravante, gerente do Departamento de Operações da Energisa.

Quando as chuvas são acompanhadas por raios, a orientação é procurar um abrigo e não ficar em campo aberto. “Não se abrigue embaixo de árvores. Se estiver dentro do carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios. Estruturas metálicas ou árvores durante chuvas não são abrigos seguros, quando a chuva vem acompanhada de raios”, orienta.

Monitoramento - A Energisa realiza o monitoramento em tempo real do clima para atuar estrategicamente e minimizar os impactos das chuvas. O plano de contingência operacional contém uma série de procedimentos que são adotados para garantir a continuidade do fornecimento de energia e minimizar os impactos ao sistema elétrico e aos clientes durante situações desses fenômenos associados a chuvas.

“A preparação começa bem antes das chuvas com treinamentos de equipes. A distribuidora busca sempre investir em tecnologias, automação da rede e equipamentos inteligentes que permitem realizar manobras a distância para recompor o sistema elétrico durante as ocorrências de chuvas, o que garante maior agilidade e segurança no restabelecimento da energia”, explica Helier.

Dicas de segurança:

Canais de atendimento
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)    Site: energisa.com.br     
WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br
Call Center: 0800 722 7272

Veja Também

Prêmio de Fernanda Torres une Brasil, diz diretora de Festival do Rio

Ministro suspende pagamento de emendas a ONGs não transparentes

Folia de Reis é comemorada em várias localidades do Estado

Hemosul HRMS abrirá as portas também no sábado excepcionalmente