Energisa orienta sobre cuidados com eletricidade durante chuvas intensas
Próximos dias devem ter temporais em MS


Os próximos dias de outono no Mato Grosso do Sul devem ser de fortes chuvas para todo o Estado. A preocupação com o clima levou a concessionária de energia Energisa a emitir uma série de orientações sobre cuidados com eletricidade neste período.
O gerente de Operação da Energisa, Helier Fioravante, destacou algumas medidas de segurança que as pessoas devem ter em dias de chuva intensa. “Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, explicou.
Uma recomendação durante tempestades para quem está dentro de casa tirar os equipamentos eletrodomésticos das tomadas. Mais um cuidado é evitar usar o celular até a chuva passar, exceto em situações estritamente necessárias.
Se estiver dentro de um veículo durante uma tempestade, a Energisa orienta não estacionar debaixo de árvores de grande porte. É recomendado que se estacione em local longe de áreas de alagamento e espere até que o tempo melhore. Se algum cabo de energia cair sobre o veículo, fique dentro do veículo sem tocar nas partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente.
Em caso de cabos partidos em calçadas ou ruas, a concessionária reforça que a pessoa não deve ser aproximar. Além disso, é necessário avisar a Energisa da situação. A comunicação pode ser feita pelos canais de atendimento: 0800 722 7272, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa (Whatsapp) gisa.energisa.com.br.
Por conta da previsão de chuva nos próximos dias, a Energisa já disponibilizou equipes e reforça o alinhamento da informação com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul (Cemtec), bem como com a Defesa Civil.
Veja Também
Comércio cresce 0,5% em fevereiro e atinge maior patamar da história
UFGD abre 491 vagas para transferência e nova graduação em 34 cursos
Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades
Produtos artesanais do Pantanal são destaque em nova associação de Corumbá
