Energisa lança exposição literária de gibis na Capital
Serão expostos no Espaço Energia livros infantis, infanto juvenis e os visitantes terão acesso a obras clássicas
Existe um universo literário capaz de ultrapassar séculos, idade, gênero e/ou qualquer outra diversidade: são as histórias em quadrinhos. Esse tipo de narrativa que passeia entre as linguagens da charge, cartuns, tirinhas e mangás vai ocupar durante três meses o Espaço Energia. A nova mostra foi lançada nesta quinta (06/10) em parceria com a Gibiteca de Campo Grande.
O local, criado há sete anos pela Energisa, atende crianças, jovens e adultos levando orientações sobre o uso eficiente da energia, economia e hábitos de consumo. Com arquitetura moderna e inovadora, o ambiente integra uma área destinada para exposição de obras e acervos de artistas regionais.
Depois de contemplar o trabalho de artistas plásticos, a concessionária abriu espaço também para a literatura com o apoio da organização governamental Gibiteca, que há mais de 20 anos fomenta o incentivo à leitura para toda a população. A ONG possui um acervo com mais de 25 mil exemplares de gibis e 2,2 mil livros.
Serão expostos no Espaço Energia livros infantis, infanto juvenis e os visitantes terão acesso a obras clássicas como Flash Gordon, Asterix, Tin Tin, Lucky Lucky, Menino Maluquinho, Calvin e Aroldo, heróis da Marvel e DC. Essa volta ao mundo da literatura poderá ser percorrida com a ‘Bike do livro’, carregada de histórias pra contar e um vasto acerto da Turma da Mônica com algumas raridades também deve impressionar quem passar pelo local.
Em abril deste ano, a Energisa beneficiou a Gibiteca com o Programa de Eficiência Energética, por meio da instalação de um sistema de geração fotovoltaica, substituição de lâmpadas e luminárias convencionais por outras de LED, e aparelhos de ar-condicionado; além de um container personalizado para armazenamento de livros, gibis e materiais educativos.
“A leitura é transformadora e abre janelas para o mundo. Levar ações de eficiência para um projeto tão importante na vida de centenas de leitores reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da sociedade. E trazer para a ‘nossa casa’ essa atmosfera de conhecimento aliada ao entretenimento, valida tudo aquilo que acreditamos”, afirma o diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes.
Para o coordenador da Gibiteca, Eldo Elcidio Moro, a iniciativa da distribuidora é mais um convite à informação. “Desde que criamos a Gibiteca, estimulamos as pessoas sobre a importância da leitura, e formar esse hábito desde pequeno é o primeiro passo para formarmos cidadãos capazes de pensar e construir um novo mundo”, acrescenta Eldo.
Os livros, exceto os raros, poderão ser manuseados pelo público e quem tiver interesse pode fazer sua doação literária no ponto de coleta (instalado na exposição) e levar os gibis informativos sobre a dengue e empreendedorismo para a casa.
Veja Também
Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio
Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica
Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO