Energisa lança exposição literária de gibis na Capital
Serão expostos no Espaço Energia livros infantis, infanto juvenis e os visitantes terão acesso a obras clássicas


Existe um universo literário capaz de ultrapassar séculos, idade, gênero e/ou qualquer outra diversidade: são as histórias em quadrinhos. Esse tipo de narrativa que passeia entre as linguagens da charge, cartuns, tirinhas e mangás vai ocupar durante três meses o Espaço Energia. A nova mostra foi lançada nesta quinta (06/10) em parceria com a Gibiteca de Campo Grande.
O local, criado há sete anos pela Energisa, atende crianças, jovens e adultos levando orientações sobre o uso eficiente da energia, economia e hábitos de consumo. Com arquitetura moderna e inovadora, o ambiente integra uma área destinada para exposição de obras e acervos de artistas regionais.
Depois de contemplar o trabalho de artistas plásticos, a concessionária abriu espaço também para a literatura com o apoio da organização governamental Gibiteca, que há mais de 20 anos fomenta o incentivo à leitura para toda a população. A ONG possui um acervo com mais de 25 mil exemplares de gibis e 2,2 mil livros.
Serão expostos no Espaço Energia livros infantis, infanto juvenis e os visitantes terão acesso a obras clássicas como Flash Gordon, Asterix, Tin Tin, Lucky Lucky, Menino Maluquinho, Calvin e Aroldo, heróis da Marvel e DC. Essa volta ao mundo da literatura poderá ser percorrida com a ‘Bike do livro’, carregada de histórias pra contar e um vasto acerto da Turma da Mônica com algumas raridades também deve impressionar quem passar pelo local.

Em abril deste ano, a Energisa beneficiou a Gibiteca com o Programa de Eficiência Energética, por meio da instalação de um sistema de geração fotovoltaica, substituição de lâmpadas e luminárias convencionais por outras de LED, e aparelhos de ar-condicionado; além de um container personalizado para armazenamento de livros, gibis e materiais educativos.
“A leitura é transformadora e abre janelas para o mundo. Levar ações de eficiência para um projeto tão importante na vida de centenas de leitores reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da sociedade. E trazer para a ‘nossa casa’ essa atmosfera de conhecimento aliada ao entretenimento, valida tudo aquilo que acreditamos”, afirma o diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes.
Para o coordenador da Gibiteca, Eldo Elcidio Moro, a iniciativa da distribuidora é mais um convite à informação. “Desde que criamos a Gibiteca, estimulamos as pessoas sobre a importância da leitura, e formar esse hábito desde pequeno é o primeiro passo para formarmos cidadãos capazes de pensar e construir um novo mundo”, acrescenta Eldo.
Os livros, exceto os raros, poderão ser manuseados pelo público e quem tiver interesse pode fazer sua doação literária no ponto de coleta (instalado na exposição) e levar os gibis informativos sobre a dengue e empreendedorismo para a casa.
Veja Também
Ponta Porã recebe Seminário Mudanças Climáticas e COP30 nesta quarta
Por 6 a 4, STF mantém prisão do ex-presidente Fernando Collor
Motoentregador morre atropelado após bater em carro e cair no asfalto
Senadores analisam jornada de trabalho especial a pais de filhos PcD