Geral

Energisa intensifica plano de poda preventiva com equipes em 15 cidades

Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã estão na lista

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Como ação preventiva, a Energisa possui um cronograma para realização da poda de árvores. O objetivo é prevenir que galhos de árvores encostem na rede elétrica e comprometam o fornecimento de energia ou até mesmo a segurança da população.  

Desde o início do ano até agora, a Energisa realizou mais de 138 mil podas em Mato Grosso do Sul, sendo 65,8 mil só em Campo Grande. No mês de setembro, o serviço foi intensificado e o cronograma prevê o atendimento da Energisa em 15 cidades, simultaneamente, para evitar que as chuvas da primavera - que contribuem para o crescimento mais acelerado das plantas - não influenciem no fornecimento de energia.  

Cronograma/ Setembro - por região

Norte - Aquidauana, Corumbá, Bodoquena, Bela vista, Jardim e Porto Murtinho.

Sul - Ponta Porã, Bataguassu, Ivinhema, Angélica, Dourados, Naviraí, Mundo novo e Iguatemi.

Centro - Campo Grande

A responsabilidade de preservar a segurança é de todos - Diego Souza Silva, Coordenador de Construção e Manutenção da Energisa, explica que esse cronograma é definido com o apoio de uma equipe especializada, que faz o monitoramento dos postes. Na fase inicial é realizado um estudo para selecionar as áreas que necessitam de poda preventiva. O coordenador reforça ainda, que a distribuidora se mantém ativa na conscientização de todas as partes envolvidas nesse processo.  

No mês passado, a concessionária realizou um evento em Naviraí com representantes da prefeitura de oito cidades: Naviraí, Eldorado, Mundo Novo, Tacuru, Paranhos, Amambai, Aral Moreira e Juti. “Nesse evento, foi possível compartilhar informações técnicas sobre a importância do manejo correto da vegetação, impactos e potenciais riscos gerados à população e ao sistema elétrico, bem como oportunidades da formalização de convênios de poda entre as instituições (Poder Público e Energisa) para aplicação sistemática e sustentável das podas preventivas nestes municípios,” recorda Diego.

Além dessa ação, a empresa também leva palestras sobre sustentabilidade, plantio correto para os bairros e faz distribuição de mudas compatíveis com o ambiente urbano.

A Energisa reitera que as podas de árvores são responsabilidade das prefeituras dos municípios e que atua apenas nos casos em que a vegetação está em contato com a rede elétrica, por ocasionar risco à segurança da população. A concessionária destaca ainda, que a população nunca deve efetuar poda ou remoção por conta própria.  

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116