Diário Digital
 
Geral

Energisa ganha prêmio nacional em projeto contra falhas no fornecimento

|
Redação
AddThis Website Tools

Um projeto da Energisa para reduzir falhas e interrupção no fornecimento de energia ganhou destaque durante a 4ª edição do Congresso Técnico sobre Manutenção nas Empresas de Energia Elétrica. O evento, voltado às empresas do setor energético, aconteceu este mês, em São Paulo, avaliando 35 projetos de empresas de todo o País. Do total, o Grupo Energisa conquistou duas premiações, por Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Entre os participantes Mato Grosso do Sul, Nova Friburgo, Sul Sudeste e Tocantins apresentaram 13 projetos, entre eles o premiadíssimo SOMA - Sistemática para Otimização da Manutenção de Ativos, da Energisa Mato Grosso do Sul, que ficou em segundo lugar.

“A ideia é melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica e a satisfação de todos os consumidores da distribuidora, com foco na segurança, conforto e a qualidade eficiente do fornecimento em todo território nacional, explica o gerente de Gestão e Projetos da Energisa MS, Pedro Aurélio Fernandes Netto.

O desenvolvimento da metodologia SOMA tornou-se inédita e inovadora no Brasil, e a sua criação contou com esforço mútuo com a participação de consultores externos, da equipe técnica de todas as distribuidoras do Grupo, inclusive da alta direção. Desenvolvido no decorrer de seis anos, se tornou multipremiado -  levou 6 prêmios em 2019.

“O SOMA busca a avaliação da condição e risco dos ativos das distribuidoras do Grupo Energisa, indicando as ações de detecção e manutenções apropriadas para cada ativo com risco elevado à qualidade dos serviços, e oferece a base de estruturação da política de manutenção do Grupo Energisa”, revela Pedro.

Participar do CETECMAN possibilita a troca de experiências e o compartilhamento das melhores práticas com todas as concessionárias setor elétrico nacional”, finaliza.

Prêmio Ouro - Com o tema “Ações de Gestão Processual e Engenharia para a Redução da Taxa de Falha em Transformadores de Distribuição na Energisa Tocantins”, Energisa TO conquistou o primeiro lugar.

O objetivo do projeto é diminuir a interrupção no fornecimento de energia elétrica dos consumidores com a redução de queima dos transformadores. Com isto, a queima desses equipamentos foi possível mediante ações de sinergia voltadas ao “back to basic” e soluções de business intelligence e engenharia”, explica Filipe Rodrigues Malafaia, coordenador de Engenharia e Planejamento, COEP/DCMD, da Energisa Tocantins.

Veja Também

Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro

Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica

Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina

Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados

AddThis Website Tools