Diário Digital
 
Geral

Energisa apoia iniciativas que integram mulheres em atividades do setor elétrico

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Energisa adotou o tema “Mulheres Inspiradoras”

|
Redação
AddThis Website Tools
Energisa incentiva mulheres a integrarem no mercado de trabalho - (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira, 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Energisa adotou o tema “Mulheres Inspiradoras”, a fim de evidenciar, através das histórias de suas colaboradoras, o reconhecimento da companhia à versatilidade, eficiência e capacidade profissional ilimitada do sexo feminino.

Ações positivas de ESG (Environmental, Social and Governance) são uma constante na Energisa, que é signatária do Pacto Global e assumiu uma série de compromissos ambientais e sociais a serem cumpridos até 2050. A presença feminina na companhia é uma crescente, tanto na área administrativa, quanto nas áreas técnicas. O grupo hoje tem 3.097 mulheres, sendo 265 em cargos de liderança e centenas em atividades tradicionalmente masculinas, como eletricistas de distribuição, eletricistas de linhas de transmissão, técnicas de manutenção e líderes de equipes.  

“Temos desenvolvido uma série de iniciativas para empoderar nossas colaboradoras, que são grandes exemplos de determinação, coragem e de que a mulher pode estar de fato onde ela quiser, ocupando diferentes posições e exercendo funções tradicionalmente executadas por homens”, comenta Daniele Salomão, Vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade do Grupo Energisa. “Acreditamos que a diversidade, ao possibilitar que diferentes pontos de vista sejam explorados, potencializa a inovação e contribui para uma cultura de bem-estar, confiança e alta performance”, finaliza a executiva.

(Foto: Divulgação)

Uma dessas mulheres inspiradoras é Fabiana Carmo Santos, de 26 anos, engenheira eletricista. Sua história traduz os conceitos de foco, oportunidade e perseverança. A Companhia foi o contato com o primeiro emprego, em 2015, após concluir o curso em eletrotécnica. Cinco anos depois, Fabiana trabalhou em uma empresa de transmissão, retornando ao Grupo Energisa em 2021, já em posição de liderança no departamento de Operação.  

No dia a dia do Centro de Operações, Fabiana se desafia o tempo todo para realizar as manobras de distribuição com foco na segurança, indicadores, clientes e resultados. “Minha área é basicamente formada por homens. A oportunidade veio e, além de ser mulher e jovem, queria também provar que era tecnicamente capaz. Aos poucos, fui conquistando o meu espaço, o respeito dos colegas e hoje sigo fazendo o meu melhor para entregar um trabalho com excelência, mantendo a calma, sem perder a beleza da força da mulher”, conta.  

 

 

Veja Também

Projeto Inovador 2025 abre inscrições no Mato Grosso do Sul

MIS recebe exposição em homenagem aos 125 anos de nascimento de Lídia Baís

Proprietários de veículos com placa final 3 devem desconsiderar a guia

Com 10 mil análises por mês, laboratório monitora tratamento do esgoto