Empresas têm até próximo dia 30 para destinar IRPJ a projetos sociais
Destinações podem abater até 100% do imposto devido, promovendo impacto socioambiental positivo alinhado à agenda ESG
Empresas optantes pelo regime de lucro real têm até 30 de dezembro para destinar parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) a projetos sociais, por meio de leis de incentivo fiscal. A prática, permitida desde 1991, permite abater até 10% do IRPJ devido, transformando tributos em impacto social em áreas como cultura, saúde, esportes e apoio à infância, adolescência e idosos.
De acordo com a startup Incentiv, especializada em soluções de impacto social, o Brasil tem um potencial de R$ 6 bilhões para investimentos via leis de incentivo, mas apenas 10% das empresas utilizam todos os benefícios disponíveis.
Para destinar recursos, a empresa precisa:
- Ser optante pelo lucro real e ter IRPJ devido;
- Identificar projetos aprovados pelo governo federal;
- Realizar o cálculo do imposto e efetuar as doações dentro do prazo de apuração.
A diretora de relacionamento da Incentiv, Eloren Andreani, alerta para a importância de planejamento: "O aporte deve ocorrer dentro do período de apuração, respeitando prazos trimestrais ou anuais, conforme o regime adotado pela empresa."
Projetos podem ser destinados a iniciativas nas áreas de cultura, saúde, inclusão e esporte, reforçando a contribuição do setor privado para o desenvolvimento social e a sustentabilidade.
Para mais informações sobre como destinar o IRPJ a projetos incentivados, acesse o portal da Receita Federal ou plataformas especializadas.
Veja Também
Docente da UEMS tem livro como base em matéria do The New York Times
TRE-MS mantém plantão de atendimento no período festivo