Empreendedores sul-mato-grossenses abraçam o rosa e alavancam seus negócios
Rosa invade as vitrines das lojas, os feeds da rede social Instagram e os guarda-roupas de diferentes consumidores


O rosa invadiu as vitrines das lojas, os feeds da rede social Instagram e os guarda-roupas de diferentes consumidores neste mês. Lançado no dia 20 de julho, o live-action da Barbie, produzido pela Mattel e Warner Bros, se tornou um sucesso dentro e fora das salas de cinema e impactou inclusive os pequenos negócios, que enxergaram uma oportunidade para impulsionar as vendas, criando produtos e investindo em campanhas publicitárias inspiradas na boneca.
Acompanhados pelo Sebrae/MS, Raynara Reis e os irmãos Matheus e Felipe Faiete, foram alguns dos empreendedores que investiram no “Efeito Barbie” e fizeram sucesso nas redes sociais.Desde a sua criação, em 1959, a Barbie tem sido fonte de inspiração. Além de astronauta, cantora, médica e veterinária, a boneca também se consagrou como um ícone fashion e símbolo de empoderamento feminino. Com a explosão do estilo “Barbie Core” e a procura por peças na cor rosa, Raynara Reis, proprietária da Menina Fina, loja de roupas femininas de Três Lagoas, aproveitou a oportunidade para entrar na onda e chamar atenção para a sua loja por meio das redes sociais. Multiprofissões, assim como a Barbie, a engenheira fundou a Menina Fina em 2018, atendendo na casa das clientes, e há um ano abriu sua loja física na região central do município.
“Hoje em dia a gente sabe que rede social é tudo e o Instagram é uma porta para conhecerem a nossa loja, então analisando e assistindo os vídeos de blogueiras e de lojas aqui da cidade, eu vi que o assunto estava super em alta e que ninguém tinha feito o vídeo dentro da caixa da Barbie que eles colocaram nos cinemas”, conta Rayanara. Pensando nisso, a empreendedora gravou um vídeo para o Instagram mostrando diversos looks com peças cor de rosa dentro de uma caixa de boneca. “Deu super certo, houve muita procura de look rosa durante essa temporada e deu uma movimentação muito boa pra gente”, afirma.

Desde a sua criação, em 1959, a Barbie tem sido fonte de inspiração. Além de astronauta, cantora, médica e veterinária, a boneca também se consagrou como um ícone fashion e símbolo de empoderamento feminino. Com a explosão do estilo “Barbie Core” e a procura por peças na cor rosa, Raynara Reis, proprietária da Menina Fina, loja de roupas femininas de Três Lagoas, aproveitou a oportunidade para entrar na onda e chamar atenção para a sua loja por meio das redes sociais. Multiprofissões, assim como a Barbie, a engenheira fundou a Menina Fina em 2018, atendendo na casa das clientes, e há um ano abriu sua loja física na região central do município.
“Hoje em dia a gente sabe que rede social é tudo e o Instagram é uma porta para conhecerem a nossa loja, então analisando e assistindo os vídeos de blogueiras e de lojas aqui da cidade, eu vi que o assunto estava super em alta e que ninguém tinha feito o vídeo dentro da caixa da Barbie que eles colocaram nos cinemas”, conta Rayanara. Pensando nisso, a empreendedora gravou um vídeo para o Instagram mostrando diversos looks com peças cor de rosa dentro de uma caixa de boneca. “Deu super certo, houve muita procura de look rosa durante essa temporada e deu uma movimentação muito boa pra gente”, afirma.
Não foram só os empreendedores do ramo da moda que puderam aproveitar o “Efeito Barbie”. Com muita criatividade, os irmãos Matheus e Felipe Faiete, proprietários da Faiete Pizzeria, conseguiram levar a magia do filme para um pedaço de pizza. No mercado desde abril de 2022, a pizzaria campo-grandense produz uma massa artesanal de longa fermentação e tem como maior diferencial as bordas vulcão, super recheadas. Com o sucesso que o live-action causou na internet, os irmãos tiveram a ideia de incluir um novo saber de pizza no cardápio: chocolate rosa com morango.
-
“Foi tudo muito espontâneo, estávamos conversando sobre o filme e sobre a expectativa que ele estava causando no pessoal e percebemos que aqui no estado não tinham muitas empresas no nosso ramo aderindo a um marketing voltado para isso, por isso resolvemos arriscar, para nos destacar”, relata Matheus Faiete.
Para a divulgação da nova pizza, os irmãos fizeram um vídeo com o tema “pizzaria da Barbie”, para as redes sociais, e o resultado dessa estratégia foi o aumento dos pedidos. “Tem sido ótimo, no domingo batemos nosso recorde de vendas e tivemos de reforçar nossa equipe para conseguirmos dar conta”, comemora. A pizza da Barbie ficará disponível na Faiete enquanto o filme estiver em cartaz.
-
Como aproveitar as tendências
Com o avanço da Internet, as redes sociais passaram a integrar a rotina da população e se transformaram em um importante meio para que empresas possam atrair novos clientes e se comunicar com o seu público. Com tanto conteúdo sendo produzido, os empreendedores precisam encontrar formas para se destacar e prender a atenção dos consumidores.
“Quando algo se torna popular na internet, milhares de pessoas começam a falar sobre isso, compartilhar nas redes sociais e se engajar. E é exatamente isso que os pequenos empreendedores precisam: visibilidade. Aproveitar essas tendências é uma maneira inteligente de colocar sua marca na frente de um grande número de pessoas”, afirma Aline Casquet, consultora do Sebrae/MS.
De acordo com Aline, esses “virais” podem funcionar como uma vitrine para os empreendedores e fazer com que a marca chegue muito mais longe. Além disso, elas também criam uma conexão emocional com o público, formando uma comunidade e gerando o sentimento de que elas são parte de algo muito maior. “Quando você utiliza essas estratégias em seu negócio, está mostrando para seus clientes que você está antenado com o que está acontecendo no mundo e que faz parte dessa comunidade também. Isso gera confiança e aumenta as chances de eles comprarem de você”, complementa.
Para os empreendedores que desejam aproveitar oportunidades como essas para alavancar as vendas, Aline Casquet preparou algumas dicas:
1. Esteja atento às tendências: fique de olho nas redes sociais, acompanhe o que está sendo comentado e compartilhado. Assim, você poderá identificar oportunidades de se associar a essas tendências.
2. Seja criativo: pense em formas diferentes de utilizar a tendência em seu negócio. Pode ser através de uma coleção temática, de uma campanha de marketing ou até mesmo de um desafio nas redes sociais. O importante é se destacar e chamar a atenção do público.
3. Conheça seu público-alvo: entenda quem são seus clientes e como eles se relacionam com as tendências. Assim, você poderá criar conteúdos e produtos que realmente interessem a eles.
4. Seja autêntico: não tente forçar uma associação com uma tendência só porque ela está em alta. Seja verdadeiro e escolha aquelas que realmente fazem sentido para o seu negócio e para o seu público.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Veja Também
Decreto permite traslado de corpo de brasileiros do exterior
Campo Grande confirma casos de brucelose canina com risco à saúde humana
Pacto do Pantanal fortalece integração entre conservação e produtividade
Dengue: vacina do Butantan deve estar disponível no início de 2026